a hipersexualização da criança na sociedade brasileira
a produção ficcional "pequena miss sunshine", comédia de 2006, tece uma crítica à cultura dos concursos infantis de beleza, marcados pela "adultização" e erotização de meninas. fora da ficção, a hipersexualização denunciada no filme se mostra presente na sociedade brasileira, o que evidencia grave problema para o desenvolvimento dessas crianças. com efeito, para mitigar essa mazela, há de se combater a omissão do estado e a influência da mídia.
diante desse cenário, a inércia do estado dificulta a resolução da sexualização infantil no país. nesse sentido, as crianças são consideradas grupos vulneráveis dependentes de cuidados integrais e, assim, tiveram a proteção à infância consolidada no artigo 6° da constituição federal de 1988. ocorre que o estado é negligente em não oferecer na prática o cuidado historicamente garantido pela constituição cidadã, e se mostra incapaz de identificar e culpabilizar os pais ou responsáveis que permitem ou incentivam a erotização precoce. estes, por sua vez, que justamente deveriam cuidar da integridade da criança. assim, não é razoável que a omissão do estado dê lugar a um dos mais graves problemas para as crianças: a hipersexualização.
outrossim, a influência midiática é um dos principais impulsionadores da sexualização na infância. nesse viés, o filósofo theodor adorno desenvolveu o conceito de industrial cultural, segundo o qual a mídia veicula conteúdos de forma constante e persuasiva, a fim de moldar o comportamento da sociedade. desse modo, a hipersexualização é motivada pelo discurso midiático denunciado por adorno, que visa promover o lucro por meio da ingenuidade das crianças, que, por não terem um senso crítico totalmente desenvolvido, acreditam no que veem nas mídias televisivas e digitais como um padrão a ser seguido por todos, o que representa grave prejuízo para a formação desses indivíduos.
portanto, a hipersexualização precisa ser efetivamente combatida. logo, cabe ao ministério público, com o auxílio do ministério da educação, promover debates com os pais e responsáveis, por meio de projetos e palestras ministradas por psicólogos especialistas no assunto, com o intuito de romper com a inércia das autoridades e de alertar sobre os perigos e as consequências da sexualização precoce. além disso, o mp deve agir no combate à conteúdos veiculados na mídia e também nos concursos de beleza que incentivem a erotização de crianças, por intermédio de multas aos infratores, a fim de preservar a integridade e a dignidade infantil. assim, histórias como as retratadas no filme "pequena miss sunshine" deixariam de ser realidade.