De acordo com o filósofo Ailton Krenak, havia uma crença do povo Guarani do século XVI, a qual consistia na busca da "Terra sem males", que se caracterizaria pela ausência de adversidades e problemas. Contrapondo-se à mitologia dos povos aborígenes brasileiros, o que se observa na sociedade hodierna é a existência de um alto número de jovens utilizadores de drogas ilícitas. Desse modo, é essencial que o debate acerca da problemática ocorra, a fim de atingir o pleno funcionamento da sociedade.
Primeiramente, muitos adolescentes ingerem, erroneamente, tais substâncias ilícitas, visando a alcançar um estado de prazer, com posterior felicidade. Nessa lógica, cabe citar a série Como Vender Drogas Online (rápido), a qual apresenta jovens do ensino médio, os quais, em festas com os amigos, utilizam tais narcóticos. Fora da ficção, observa-se que um alto contingente de indivíduos dessa faixa etária, segue, assim como os jovens da série, a corrente filosófica hedonista, que tem a busca pelo prazer supremo como fonte de felicidade, uma vez que aderem a fontes danosas à saúde para a obtenção dele, como as drogas ecstasy e LSD. Sendo assim, conclui-se que o regozijo é o principal objetivo de grande parte das pessoas que se submetem ao uso de tais narcóticos, e que medidas devem ser tomadas para reverter esse quadro conjuntural.
Além disso, é cabível apontar que a família é primordial na formação dos adolescentes, e, uma vez que há falhas em seu funcionamento, essa construção é afetada, o que pode ocasionar impasses em outras áreas da vida deles, como o início do uso de entorpecentes. Sob esse viés, vale mencionar a tese do sociólogo Émile Durkheim, a qual afirma que a família é uma instituição social essencial para a formação de todos os seres humanos. Com base nisso, torna-se visível que essa instituição tem papel fundamental em manter o jovem consciente do perigo das drogas e aconselhá-lo a não as usar, visto que ela faz parte da socialização primária, a qual é a primeira a internalizar normas no indivíduo, segundo Durkheim.
Portanto, urge que ações sejam executadas para fazer com que o número de jovens usuários de entorpecentes decresça. Para tanto, o Ministério da Educação (MEC), juntamente ao Ministério da Saúde (MS), deve, por meio de parte de seu orçamento anual, promover palestras nas escolas de todo o território brasileiro, aquelas que tenham como objetivo advertir os indivíduos sobre os graves riscos do uso de narcóticos. Outrossim, é mister que as famílias, mediante a discussões, debatam com seus filhos sobre tal assunto, garantindo-lhes um livre espaço de conversa, para que, dessa forma, eles sempre possam recorrer a seus familiares. Somente assim, gradativamente, a coletividade estará mais próxima da "Terra sem males", proposta pelo povo Guarani.