Impactos do desmatamento no Brasil
A taxa de desmatamento no Brasil vem sofrendo um grande aumento desde 2018, segundo especialistas do Jornal Exame, sendo provável a devastação de uma área de 10.000 quilômetros quadrados. Esse cenário, é evidenciado no filme americano “Avatar”, no qual após a devastação completa das áreas florestais do Planeta Terra, a raça humana busca recursos em outro planeta, pretendendo realizar os mesmos atos devastadores. Diante disso, é perceptível que os grandes impactos do desmatamento no Brasil causam, além da redução da biodiversidade, a desertificação de áreas.
Primeiramente, conforme o explicitado pelo filósofo Romam Kriznaria, a arte de praticar a empatia pode transformar o mundo. Esse conceito, não é efetuado em relação aos animais, retratados no filme americano “Rio”, em que, devido á diminuição das áreas habitáveis na floresta, como consequência do aumento do desmatamento, muitas aves migram para outros locais, ficando expostas á caçadores ilegais que, por sua vez, reduzem drasticamente o número de animais daquela espécie rara de aves. Desse modo, no intuito de evitar uma perturbação dos ciclos biológicos presentes em áreas ecologicamente preservadas, deve haver mais fiscalizações.
Outrossim, segundo pesquisas efetuadas pelo Nexo Jornal, há uma relação direta entre o desmatamento e o comprometimento de fontes de água, podendo acarretar na desertificação de áreas. Esse ínterim, é evidenciado no livro “Vidas secas”, escrito por Graciliano Ramos, no qual demostra a difícil realidade vivenciada por uma família que, ao pretender fugir da grande seca presente no nordeste brasileiro, passam por situações de calamidade, devido ao cenário precário existente. Diante disso, é notável que medidas devem ser tomadas para extinguir o desmatamento do Brasil, evitando que mais áreas sejam propícias á desertificação e, consequentemente, á pobreza e calamidade socioeconômica, assim como demonstrado no filme “Avatar”
Portanto, diante dos aspectos conflitantes relativos aos impactos do desmatamento no Brasil, é necessário urgentemente de medidas para combatê-lo. Logo, o Governo Federal deve, por meio da designação de militares em treinamento, colocá-los nas áreas de preservação ambiental para aumentar a fiscalização, evitando assim o desmatamento e a redução da biodiversidade. Além disso, o Governo Federal deve, por meio da contratação de especialistas em meio ambiente, estabelecer um maior controle das áreas preservadas, certificando-se de que todas as empresas ali presentes não praticaram o desmatamento ilegal, com inspeções locais e controle de produção, garantindo a diminuição dos efeitos do desmatamento e, consequentemente, do aumento da desertificação. Somente assim, esse problema será gradativamente erradicado, evitando o ocorrido no filme “Avatar”.