maus-tratos aos animais
na obra "memórias póstumas de brás cubas", de machado de assis, são retratadas, em um dos capítulos, as diuturnas "brigas de galo" que ocorriam à época e como estas eram prejudiciais aos animais envolvidos. paralelo a isso, mas fora da literatura, é notório o aumento nos casos de maus-tratos aos animais no brasil, reflexo, sobretudo, da negligência do estado e da anomia ascendente do corpo social. logo, é necessário analisa-se tais aspectos e seus impactos.
sob essa ótica, frederic bastiat, escritor francês, em sua obra "a lei", discorre acerca da importância do papel efetivo do poder público no que tange à harmonia em sociedade. entretanto, em partes, o estado ainda tem sido negligente no combate aos maus-tratos aos animais. a título de exemplo, segundo a página "a crítica", o número de casos de agressões contra o grupo animália cresceu, só em 2019, cerca de 110%. portanto, é imprescíndivel um protagonismo ascendente do governo federal, principalmente, na punição dos agressores.
somado a isso, émile durkheim, grande sociólogo do século xix, afirma que a sociedade molda o indivíduo gerando, na maioria das vezes, um estado de anomia. nesse sentido, é perceptível como a prática de hábitos agressivos contra os animais tornou-se algo do cotidiano de grande parcela da população. nessa pespectiva, conforme uma matéria do portal g1, cerca de 90% dos brasileiros ou já praticaram algum ato de atentado contra a fauna ou já presenciaram algo parecido e não tomaram nenhuma atitude. destarte, torna-se evidente a necessidade de campanhas que desestruturem tal óbice.
portanto, com o intuito de mitigar os maus-tratos contra os animais, o ministério da justiça, em parceria com o ministério do meio ambiente, deve, por meio do endurecimento das penas contra as agressões à classe animalia - possibilitado em conjunto com o congresso nacional -, deve aumentar os números de fiscalizaões e punições àqueles que praticarem qualquer ato criminoso contra a fauna brasileira. além disso, as escolas devem promover debates acerca da importância da necessidade do combate aos maus-tratos aos animais, com o fito da ampliação da conscientização a todas as camadas da sociedade. desse modo, momentos como os ocorridos em "memórias póstumas de brás cubas", serão menos recorrentes.