O filme de animação infantil "Procurando Nemo" narra a história de um peixe raptado por um ser humano e a angústia do pai na busca pelo filho. Todavia, fora da ficção, muitas famílias brasileiras enfrentam o cruel drama vivenciado no desenho, tendo que lidar com o desaparecimento de suas crianças. Com efeito, há de se combater a ineficiência legislativa, bem como a omissão na sociedade contemporânea.
A princípio, a chance de encontrar crianças sequestradas é prejudicada pelas políticas públicas ineficazes. Nesse viés, os Estados Unidos da América instituiu o Alerta Amber, uma ferramenta capaz de disparar mensagens simultâneas em todos os veículos midiáticos, o que potencializa as chances de encontrar jovens desaparecidos. A esse respeito, o descaso das esferas governamentais brasileiras em elaborar mecanismos eficientes para previnir e solucionar, como os EUA, faz com que os familiares se sintam abandonados, prejudicando a possibilidade de buscas rápidas. Dessa forma, as leis existentes precisam fazer parte da realidade e não somente da teoria, para que a sociedade não enfrente mais esse grave problema.
Sob outra análise, a negligencia da população também contribui para a inércia do Estado. De acordo com Zygmunt Bauman - sociólogo e filósofo polonês -, ocorreu a substituição do coletivismo e da solidariedade pelo individualismo. Nesse contexto, os indivíduos se mostram indiferentes diante dos problemas sociais, o que é explicado por Bauman, no qual omitem a importância da mobilização da comunidade para proporcionar a busca por mudanças e melhorias nas leis vigentes acerca do mais irreparável e cruel sofrimento para as famílias: o sequestro de crianças.
Portanto, é essencial combater o desaparecimento de jovens. Assim, o Ministério da Cidadania, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações deve promover a elaboração de um aplicativo de celular que acione rapidamente a polícia em caso de sequestro e compartilhe fotos dos desaparecidos e telefones para contato, com o objetivo de agilizar as buscas. Essa iniciativa, possibilitará com que menos crianças sejam separadas dos familiares à força, como vivenciado por Nemo.