Com intuito da resolução do problema, que é o manuseio de veículos após ingerir de bebidas alcoólicas, surgiu a lei 11.705/2008. Também conhecida como Lei Seca ao volante, tornou possível uma grande redução do número de acidentes causados por uma taxa de álcool elevada nas estradas brasileiras. Todavia, há indivíduos que burlam a lei colocando não apenas a sua vida em risco, mas a de terceiros.
Em primeira análise, vale ressaltar o filósofo Émille Durkhein Com a ideia de fato social, que pode ser entendido como a maneira de agir de humanidade ou de um grupo específico. Nessa perspectiva, pode se relacionar o termo com a utilização de álcool ao volante, ou seja, ele está atrelado a uma cultura na qual via esse fato com normalidade, visto que todos o praticavam. Entretanto, após a implantação da lei 11.705, houve um processo de quebra desse pensamento, junto a uma redução de 6,2 das mortes fatais no trânsito. Dessa forma, com uma aprovação de 97%, a lei seca foi capaz de mostrar sua eficácia em todo o território nacional.
Outrossim, o livro ''A Filosofia do Jeito'', da autora Fernanda Carlos Borges, fala acerca do famoso ''jeitinho brasileiro'', a maneira na qual os brasileiros têm de resolver seus dilemas. Dessa forma, muitos motoristas conseguem fugir de blitzes de trânsito, pois esses criam um grupo de aviso informando os locais onde estão os polícias. Por conseguinte, eles alteram o seu caminho com o intuito de evitar o bafômetro. Nesse viés, o Estado também falha em seu papel, visto que não oferece a quantia de transporte público à noite necessário para atender a demanda.
Logo, percebe-se a efetividade da Lei Seca no Brasil, mas essa possui falhas, sendo assim, necessária sua resolução. Para isso, o Ministério do Desenvolvimento Social deve atuar em campanhas que incentivem uma maior frota de transporte público a noite, por meio de uma parceria com municípios e Estados. Dessa maneira, durante a madrugada, haveria mais ônibus para levar pessoas que consumiram bebidas em suas casas, sem uso de carros próprios. Tais medidas têm por objetivo fazer com que a diminuição de acidentes decorrente do uso de álcool seja ainda maior.