Na famosa série "Black Mirror", é mostrada a relação da tecnologia com a realidade humana.O que poderia ser apenas episódio de série de ficção científica, hoje em dia é possível: algoritmos capazes de saber quais os produtos que você mais consome, indicar músicas mais parecidas com seu gosto musical, mostrar as notícias mais relevantes para o seu perfil. Porém, tratando-se de liberdade digital, a linha é tênue dentro do contexto cibernético atual.Nessa perspectiva, alguns desafios devem ser superados para que uma sociedade integrada e consciente seja alcançada na era tecnológica.
A priori, ressalta-se que o mundo digital é, sobretudo, mercantilizado. Muitas empresas hoje em dia fazem uso da internet como um meio de divulgação de produtos e serviços, e com o advento dos algoritmos, muitas empresas passaram a utilizá-los para fins comerciais de modo a transgredir os direitos das pessoas que navegam na internet, pois muitas vezes todas as suas preferências são capturadas em prol do mercado sem ao menos elas terem noção de que seus dados estão sendo manipulados.
Há de salientar, também, que a pouca consciência dos indivíduos perante esta nova realidade é algo problemático, uma vez que o mundo está cada vez cibernético e a dependência da internet cada vez maior, como indica a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em que 64,7% das pessoas de 10 anos ou mais de idade já a utilizaram. E o desconhecimento dos direitos dentro do mundo virtual junto com a navegação desorientada dentro desse meio levam os indivíduos a ser a massa de manobra não só de comerciantes, mas de políticos que pesquisam as preferências dos eleitores e lançam campanhas baseadas nas preferências de cada tipo de votante.
Em suma, é preciso perceber a cada clique que há todo um aparato tecnológico voltado para interesses externos na internet. E, para reverter esse problema, faz-se necessário que o Conselho Nacional de Educação elabore uma base curricular nova nas escolas que contemple noções de informática a fim de conscientizar os indivíduos da era da tecnologia a não serem manipulados pela mesma. Além disso, o Marco Civil deve ser enrijecido com multas para quem utilizar dados de outras pessoas sem autorização para que a insegurança ao navegar na internet diminua e, assim como disse Steve Jobs, "fazer a tecnologia mover o mundo".