Relativo ao tema "a manipulação do comportamento do usuário devido ao controle de dados da internet", podemos destacar tanto aspectos positivos, quanto negativos. Se por um lado, esse controle que nos manipulam nos ajuda de forma indireta a descobrirmos novos gostos, por outro lado, ele tem cada vez mais escolhido por nós, nos impossibilitando assim, de decidirmos o que iremos acessar.
Podemos observar que, através de uma coleta de dados ao acessarmos algum conteúdo, iremos de imediato nos depararmos com informações, conteúdos, sites, plataformas de vídeos e, músicas que vai de encontro ao nosso estilo, possibilitando assim de encontrarmos com mais facilidade conteúdos que vai de encontro ao nosso gosto, já que, 76,4% das pessoas utilizam a internet para assistirem vídeos e conteúdos relacionados.
Entretanto, todo esse gerenciamento de dados nos torna incapazes de concretizar de forma direta os nossos interesses. Pois quando decidimos pesquisar algum conteúdo, muitas vezes somos bombardiados por uma onda de informações e diversidade que muitas vezes disperta em nós o desejo de navegarmos nesse mar de variedades, acarretando assim a perca de foco sobre o nosso real desejo de pesquisa sobre determinado tema ou assunto.
Por isso, a família em consonância com as escolas devem divulgar palestras e documentários educativos, orientando assim as pessoas sobre os perigos que a internet acarreta de nos manipular, para que assim elas aprendam a respeitar a opinião da sociedade sem desrespeitar a cultura dos outros indivíduos. Usando como exemplo, o vislumbre disfarçado que a internet tem, para decidir por nós a notícia ou site que desejamos pesquisar.