"vacinação: decisão pessoal ou imposição do estado?"
o contrato social distorcido
a campanha sanitarista de oswald cruz no brasil resultou a revolta da vacina devido à imposição obrigatória da vacinação junto à falta de informação pública acerca desse procedimento. embora date de décadas atrás, a questão da ausência de conscientização cidadã sobre a vacina e suas consequências acarretam o medo e a não vacinação, o que ameaça a integridade do país, precisando ser auxiliada pelo governo conciliada ao acesso à informação para a garantia do combate às doenças no país.
em primeira análise, é importante destacar que, segundo o filósofo ateniense sócrates, o erro é consequência da ignorância humana. de maneira análoga, percebe-se que há ausência de campanhas suficientes a favor das vacinas, que atentem às necessidades da população, informando-a sobre a necessidade disso para o combate às doenças e evitar posteriores problemas. isso ocasiona o medo e a insegurança frente a esses métodos, inviabilizando uma vacinação consciente ou mesmo a falta dessa, o que aumenta os casos de doenças, acentua os índices de mortalidade e afeta a integridade da saúde do país.
além disso, cabe salientar que, de acordo com o filósofo thomas hobbes, por intermédio do contrato social, o homem abre mão de seus direitos e os transferem ao estado, o qual promete garantir a paz. no entanto, esse papel estatal tem fracassado, uma vez que se observa casos de escândalos envolvendo a adulteração de vacinas e posteriores efeitos colaterais que ocasionam mortes, fatores esses que comprovam a ineficiência do estado sobre o cuidado com a saúde e contribui para a propagação de campanhas antivacinas.
sendo assim, é indispensável a adoção de medidas capazes de atenuar o impasse. posto isso, cabe ao ministério da educação informar a população sobre o procedimento da vacinação, criando projetos na televisão ou distribuindo panfletos nas ruas sobre como é o procedimento e seus objetivos a fim de que as pessoas comecem a vacinar devido à compreensão de que isso é preciso para a sua saúde.