a importância da família no desenvolvimento educacional das crianças
harry potter, ao perder seus pais ainda quando bebê, vive até os 11 anos rejeitado por um primo e tios que não lhe oferecem afeto, enfrentando assim, dificuldades mútuas em seu desenvolvimento. o pequeno bruxo órfão, protagonista da famosa saga de autoria de j.k. rowling, ao começar a frequentar a escola de magia e bruxaria de hogwarts, encontra apoio ao lado de amigos e consegue superar obstáculos tanto em seu crescimento pessoal quanto educacional. nesse contexto, evidencia-se a relevância da família na educação das crianças e, para uma resultância efetiva, é pressuposto uma análise da desestrutura no ambiente familiar como agente de problemas educacionais.
mormente, o lar representa para a criança o primeiro contato com a vida social e, dessa forma, torna-se relevante a compreensão de que os pais são a principal fonte de influência de comportamento. comprova-se isso com o fato social de durkheim, ao afirmar que existe uma maneira coletiva de agir e pensar, dotada de generalidade, exterioridade e coercitividade. sob tal ótica, torna-se notório que o convívio de crianças com indivíduos que apresentam condutas violentas resulta na transferência desses hábitos para as próximas gerações. assim, complicações para desenvolver uma personalidade em consonância com transtornos nos estudos, como o déficit de atenção mostram-se realidades frequentes para os pequeninos.
ademais, faz-se ratificado que famílias que acompanham a evolução de seus filhos na escola, propiciam uma melhor aprendizagem. todavia, meninos que apresentam familiares ausentes em sua formação, demonstram uma série de problemas no aprendizado, além de notórias adversidades no convívio social escolar. segundo paulo freire, importante educador brasileiro, ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho. as pessoas se educam reciprocamente mediatizados pelo mundo. desse modo, a parceria entre as instituições sociais, família e escola, precisa ser cada vez maior, a participação dos pais deve ser de maneira constante e permanente, pois quanto maior for essa união, mais positivos serão os resultados na formação do sujeito.
destarte, entende-se que a desestrutura familiar dificulta o desenvolvimento educacional das crianças. convém, portanto, a atuação da tríade estado, escola e família para obtenção de melhorias. o governo deve, então, em parceria com os colégios e através do estatuto da criança e do adolescente, ajudar alunos e seus responsáveis que sofram problemas familiares, como a violência, garantindo a eles o acesso gratuito a profissionais especializados, como psicólogos, pediatras e terapeutas, por meio de cartão-benefício em que os custos são de responsabilidade do estado até que esse tratamento não seja mais uma necessidade, mediante diagnóstico dos especialistas. outrossim, o ministério de educação (mec), pode implementar nos próximos anos letivos oficinas com a participação de pais e estudantes, para a realização de jogos educacionais entre ambos nos finais de semana, além de distribuir, nas escolas públicas brasileiras, livros de histórias para uma melhor interação no ambiente familiar, visando assim, não só o aprendizado das crianças, mas também, uma melhor relação nessa instituição social.