o aumento da intolerância no brasil.
altruísmo: uma adesão necessária para o melhor convívio
o seriado americano "todo mundo odeia o chris", presente nas televisões brasileiras, além da comédia, mostra em suas entrelinhas o cotidiano do ator chris rock que por ser negro e residir em um bairro pobre, sofre rotineiros preconceitos em sociedade, sobretudo, na escola. fora das séries, a intolerância que não só é direcionada ao negro, como também aos idosos, homossexuais e diversas culturas, é presente no cotidiano do cidadão brasileiro. com efeito, essa prática resulta em problemas como a exclusão social, e quando não, a violência. sendo necessário a tomada de medidas que dêem por encerradas ou que amenizem tal questão.
de acordo com dados publicados no portal da câmara dos deputados, acresceram em um ano, na cidade de brasília, aproximadamente em 14% os crimes de lesão corporal decorrentes da intolerância no meio social. em vista disso, nota-se a necessidade de além de uma maior fiscalização policial nas ruas, também reeducar estes indivíduos sobre a diversidade de escolhas e culturas em seu meio, ensinando-os a respeitar tais diferenças. cabendo então, de forma fundamental, as escolas tomarem essa iniciativa.
entretanto, muitos problemas dificultam a aplicação destas ideias. aulas de religião que abordam somente o catolicismo; carência nas aulas de humanas de assuntos que apresentam as mais diversas culturas existentes no mundo; um xingamento ou ação do aluno que apresenta preconceito e se é arquivada pelo professor, são alguns dos acontecimentos contrários ao agregar tolerante do cidadão brasileiro.
portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. em parceria com ong?s, o ministério da justiça deve promover movimentos que relutem contra a prática do discurso de ódio e do preconceito através de manifestações nas ruas, sobretudo, com o auxílio de jovens. além disso, a mídia deve participar por meio de seu âmbito informacional destas ações, promovendo informações e conscientização aos "? não afetados?". o filósofo michael foucault preconiza que a escola é um espaço que muda o pensamento e a conduta do homem. sendo assim, é necessário também que os docentes reformulem suas didáticas em sala de aula, abordando assuntos que remetem a acontecimentos atuais com o intuito de, além de atualizar, "? abrir?? a mente do indivíduo para outros pontos de vista. podendo-se assim, construir uma sociedade mais tolerante.