impactos ambientais do consumo no século xxi ( proposta do site imaginie)
relativo ao consumismo no século xxi é possível perceber inúmeras consequências ambientais.tendo em vista, o estímulo ao consumo exacerbado que a mídia realiza em consonância com a falta de consciência sustentável da maioria da população; que uma vez alienada a adquirir muitos produtos não avalia os efeitos catastróficos do acúmulo de lixo no meio ambiente.
no que se refere ao poder de convencimento da mídia, nota-se que grande parte dos anúncios publicitários utilizam diversos recursos persuasivos para instigar a sociedade a acompanhar o ritmo de produção capitalista. o que consiste na adesão, mesmo sem necessidade, de produtos e o desprezo destes quando novos artigos ferem lançados. assim, forma-se um ciclo de consumo insustentável.
somado a isso, a ausência do pensamento ecológico de muitos consumidores contribui para o acúmulo de dejetos no ecossistema. alguns objetos levam vários anos para se decomporem, enquanto isso poluem rios e biomas; consequentemente, ocorrem desequilíbrios ambientais, como por exemplo, o efeito estufa, aquecimento global e o adoecimento ou morte de animais.
o consumo desenfreado ocasiona inúmeros impactos na natureza, portanto, o ministério da educação deve investir em palestras ministradas por ambientalistas, nas escolas, sobre as consequências do consumismo no meio ambiente; para que seja possível o desenvolvimento de um senso crítico de preservação dos ecossistemas dentro da comunidade escolar. além disso, a mídia precisa usar sua influência para orientar a sociedade sobre o correto descarte de lixo e o incentivo à separação de recicláveis para a coleta seletiva. desse modo, a problemática poderá ser minimizada.