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É possível escolher um tema livre, ou seja, o aluno pode escolher um tema ou assunto de seu interesse e de sua escolha e enviar para a plataforma. Nesse caso, a redação de tema livre é indicado para algum tema específico que não esteja disponível na plataforma. Além disso, é ideal que o aluno anexe a proposta escolhida com os textos motivadores, pois, dessa forma, será possível analisar e corrigir corretamente em vista os elementos necessários para a Competência 2.

Esta, como se sabe, possui o critério de atendimento ao gênero e ao tema, responsável por qualificar e avaliar a capacidade interpretativa do aluno em relação à proposta pedida. Por isso, para que o aluno não se prejudique e sua nota seja coerente e realista, é interessante anexar os textos motivadores para o corretor ter um maior entendimento sobre o recorte temático e conseguir corrigir e indicar caso o aluno não tenha compreendido o eixo do tema. Assim, mesmo que não seja obrigatório o anexo, é desejável que o aluno o faça.

Exemplo

Em 1988, Ulysses Guimarães – seguindo uma ideologia de progresso e igualdade – promulgou a Constituição federal e estabeleceu que todo cidadão brasileiro deveria ter pleno direito à educação. No Brasil atual, entretanto, tal garantia, muitas vezes, não é verificada, já que a evasão escolar é um obstáculo a ser enfrentado. Sob esse aspecto, a fim de mitigar essa problemática, convém averiguar o descaso governamental como uma das principais causas e a elitização do ensino e suas consequências relacionadas a esse impasse.

Diante de tal cenário, pode-se inferir que a falta de ações governamentais de apoio socioeconômico nas escolas de ensino médio como uma das principais motivações para o aumento do índice de pessoas com o ensino médio incompleto. De acordo com o portal de notícia G1, aumentou em 45% a taxa de evasão escolar no ano de 2020, sendo a principal justificativa – dada pelos alunos – o fato de não ser possível conciliar o trabalho e os estudos e que, apesar de saberem a importância do diploma para serem inseridos no mercado de trabalho, a necessidade de ajudarem na renda da família mostrava-se mais urgente. É, portanto, inaceitável que – em um país oficialmente democrático – seja negado ao cidadão um direito previsto pela Constituição federal: o direito à educação.

Além disso, vale também ressaltar que a elitização do ensino tem como resultado a exclusão das parcelas mais pobres a terem acesso ao ambiente escolar e, consequentemente, ao conhecimento. Segundo Paulo Freire, educador brasileiro, um país só alcançará o progresso quando todos – independente da classe social – tiverem acesso à educação, pois é por intermédio do conhecimento que um cidadão formará a sua consciência individual e coletiva e, dessa forma, terá plena noção dos seus direitos e deveres. No entanto, tal realidade mostra-se distante, visto que o Estado falha em seu papel de garantir o acesso a direitos fundamentais, como o direito à educação.

Destarte, para que os ideias seguidos por Guimarães não sejam apenas utópicos, medidas são necessárias. Nesse sentido, o governo federal – órgão responsável pela formação escolar – deve promover campanhas educacionais e econômicas nas escolas de ensino médio, por meio de maiores investimentos em programas de apoio socioeconômicos direcionados a alunos em situação de vulnerabilidade nas escolas públicas, com o intuito de erradicar as desigualdades sociais que impossibilitam que os estudantes mais pobres tenham acesso ao conhecimento. Espera-se, com isso, a construção de uma sociedade que tenha acesso à educação, pois – assim como afirmou Freire – é o caminho para o progresso.