O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

REAPLICAÇÃO ENEM 2020: A falta de empatia nas relações sociais no Brasil

A Primeira Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra, foi marcada pelas péssimas condições de trabalho dos operadores das máquinas, entre elas: a falta de segurança e a longa jornada de expediente. Além disso,  mulheres, crianças e homens obtinham salários desiguais, mesmo desempenhando a mesma função. Analogamente, a falta de empatia nas relações socias é presente na nação brasileira, ocasionada pelo individualismo e egoísmo humano, responsável pelos infortúnios diários da população .



Em primeiro lugar, destaca-se que os colonos do Brasil consolidadaram uma política individualista no país, marcada não só pela escravidão e imposição da religião católica, mas também pela chegada da família real, que obrigou muitos habitantes a cederem suas casas para o abrigo da corte. No entanto, o etnocentrismo europeu não é o único registro de repúdio ao próximo na história brasileira, visto que, consoante dados do site Gênero e Número (2018), o crime de ódio "feminicídio", ocorre em todas as unidades federativas brasileiras; exemplificado no caso da atriz Daniella Perez, em 1992. Sendo assim, a falta de respeito dos portugueses a alteridade dos nativos se transformou em um processo mútuo de desrespeito no Brasil. 



Em segundo lugar, ressalta-se que os problemas não se resumem apenas a individualização do ser humano. Hodiernamente, a falta de empatia da sociedade corrobora para os atos de furto, escravidão e homicídio, deslegitimando o artigo 1ª da Declaração universal dos Direitos Humanos, que declara "Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e em direito". Por conseguinte, a falta da racionalização do outro tornou necessário a criação de leis que garantam ao menos a punição do réu, caso não aja de forma empática. Ademais, houve criação de leis do setor trabalhista, depois de denúncias de condições de trabalho análoga à escravidão, assemelhando-se à Primeira Revolução Industrial. Logo, a partir desse contexto, verifica-se a frase da escritora Anne Frank: "O amor não é algo que se possa pedir a alguém"



Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Cidadania, em parceria como o Ministério da Justiça devem promover a diminuição dos crimes de ódio e violência na população brasileira, aumentando a pena do criminoso, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara Dos Deputados. Outrossim, a lei deve constar que dentro da cadeia deve haver eventos de caráter empático, que leve o indiciado a reflexão de seus feitos. Dessa forma, espera-se que o único furor no Brasil, seja contra a violência, e não mais contra o próximo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!