O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

REAPLICAÇÃO ENEM 2020: A falta de empatia nas relações sociais no Brasil

  No Big Brother Brasil de 2021, "reality show" nacional, foi retratado diversas questões sociais, dentre as quais, a falta de empatia pelo próximo. Fora do programa, notna-se que a realidade  do país é congruente com aquilo que tem acontecido no "reality", já que o individualismo vem acarretando a falta de empatia nas relações sociais no Brasil. Sob esse viés, para solucionar essa problemática, é necessário entender as principais causas e consequências.


   A pincípio, entende-se que os avanços tecnológicos têm interferido nas relaçoes sociais, tendo em vista que as redes sociais têm feito o indivíduo se preocupar cada vez mais consigo mesmo, investir em relações superficiais e não buscar relacionamentos sólidos. Nesse sentido, segundo Zygmunt Bauman, sociólogo contemporâneo, as tecnologias fragilizam as relações humanas. Dessa forma, concluí-se que as redes têm influenciado a população à valorizar somente o seu bem-estar e a não se preocupar com o próximo, construindo uma sociedade impática.


  Ademais, constata-se que a escassez de empatia junto com a sensação de impunidade accentua a violência verbal e física, devido à intolerância às diversidades, dentre as quais, raciais e religiosas. Além disso, percebe-se que essa violência ocaiosa privação e opressão moral e psicológica, que segundo Pierre Bordieu, é denominada violência moral. Faz-se imprescindível, portanto, o aumento da punição aos agressores.


  Em suma, são necesárias medidas que atenuem a falta de empatia nas relações sociais no Brasil. Logo, a fim de diminuir o crime de ódio, o Estado deve desenvolver um projeto que incentive a denúncia de violência moral, por meio de propagandas nas redes de comunicação, dentre as quais, televisão e mídias sociais. Outrossim, é necessário dissolver essa conjuntura individualista e impática, por meio de debates nas escolas, para que, assim, seja restaurada a empatia nos relacionamentos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!