ENTRAR NA PLATAFORMA
Reality shows - espelho da sociedade

            O século XX trouxe inúmeros avanços tecnológicos que impactaram diretamente a sociedade brasileira, a exemplo, o surgimento do influente meio de comunicação: a televisão. É sabido que, o aparelho televisor é referência como disseminanção de pensamento e influenciador social. Diante disso, no Brasil, surge uma problemática voltado ao entretenimento, a priori, os reality shows — ora pela necessidade de audiência, ora pela defluência desses veículos.


             Em primeiro plano, salienta-se, o romance distópico, 1984, escrito por George Orwell, que descreve em sua obra, a presença de uma vigilância governamental onipresente que trata acerca da manipulação pública, no qual, os habitantes deste superestado são ditados por um regime político totalitário, sendo que, o individualismmo e a liberdade de expressão é tido como um "crime de pensamento". De certo, a integração de pessoas em tais reality proporciona a visibilidade de determinado viés, levando as pessoas ao debate, mas também a violência simplista, o que acarreta no aumento da audiência em detrimento de tais repercussões.


             Em segundo plano, a sociedade se molda incorporando elementos e características provindas da televisão, uma vez que, o meio sofre as consequências em virtude da defluência midíatica. Isso vai ao encontro com o pensamento do filósofo, Michel Pechêux, que afirma a respeito da repetição de um discurso — seja em ato ou em verbo — materializa um comportamento dominante.


             Portanto, os reality shows são, inegavelmente, uma forma de entretenimento que constantemente é alvo de debates, discussões e críticas. Logo, em uma sociedade com liberdade de expressão e de imprensa, cabe ao indivíduo alegar sobre o que assistir. No entanto, é de grande responsabilidade de orgãos encarregados quanto à fiscalização de tais veículos comunicativos, por meio da classificação etária indicativa, e assim evitar conteúdos inapropriados. Além disso, os reality shows não devem ser como no romance publicado por Orwell. Cabe a população combater a manipulação pública e histórica no Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde