ENTRAR NA PLATAFORMA
Reality shows - espelho da sociedade
O entretenimento através dos reality shows já se tornou um hábito para muitas pessoas, fazendo com que estas fiquem horas diante da televisão. Entretanto, esse tipo de programação não é apenas um simples divertimento, pois, implicitamente, resguarda consigo aspectos socioculturais e transmite um falsa ideia de "realidade".
Primeiramente, é importante notar como o consumo de reality shows está relacionado à falta de uma "ponderação intelectiva", tanto por parte dos meios de comunicação quanto pelo público. Segundo o conceito de "indústria cultural", idealizado pelos pensadores Adorno e Horkheimer no século XX, a arte e a cultura como um todo, visando atingir um público cada vez maior e, consequentemente, maiores lucros, passam a ser meros produtos difundidos através dos meios de comunicação. Assim sendo, percebe-se que a autenticidade da arte perde sua força e que o público, de modo geral, se contenta com conteúdos banais e que não exigem critérios reflexivos, como é o caso dos reality shows.
Ademais, é necessário atentar-se ao perigo de achar que estes programas transmitem alguma realidade. Apoiando-se na filosofia da Alegoria da Caverna de Platão, é possível afirmar que tudo que se passa nos reality shows faz parte do "mundo sensível", ou seja, um mundo que não transmite verdade alguma, sendo apenas uma projeção deturpada da realidade, esta, por sua vez, presente no mundo real, no "mundo inteligível".
Dessarte, é imprescindível que ocorram alterações no âmbito intelectual da sociedade como um todo, tendo a educação como agente principal. As escolas públicas e privadas devem, através da inclusão de leituras obrigatórias de textos e livros escritos por filósofos e sociólogos nas ementas escolares, incentivar o estudo e a pesquisa das relações existentes entre cultura e entretenimento, buscando a reflexão e a análise crítica sobre a falta de critérios do público no que diz respeito aos conteúdos consumidos através dos meios de comunicação. Deste modo, a sociedade se desprenderá das amarras da alienação e se tornará intelectualmente mais potente, alcançando, como diria Platão, o "mundo das ideias".
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde