ENTRAR NA PLATAFORMA
Racismo Velado



No período colonial brasileiro, a população negra era vista como mercadoria, e essa fora subjugada e inferiorizada. Contudo, mesmo após a abolição da escravatura, a sociedade brasileira reverbera o preconceito, ainda que de forma velada, que foi construído no período colonial. Assim, o racismo tornou-se institucionalizado ,e esse acaba gerando diversos impactos sociais negativos.


Segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), a população negra sofre mais com o trabalho infantil , com desemprego/violência e ocupa menos as universidades. Essas estatísticas mostram que apesar de vivermos em uma sociedade democrática na qual os cidadãos deveriam possuir os mesmos direitos, ainda existe muita desigualdade com relação as oportunidades que são dadas aos brancos e aos negros. Além disso, mesmo quando são oferecidas as mesmas oportunidades aos negros, existe uma preferência por parte das empresas por pessoas brancas mesmo que elas sejam menos qualificadas. Assim, diversas situações do cotidiano são repletas de preconceitos, porém eles se tornaram tão banalizados socialmente que não podem ser percebidos.


Em última análise , pode-se estabelecer uma correlação entre o racismo velado e o machismo na sociedade. Existe pouca representatividade da cultura e da beleza negra na mídia brasileira, isso se comprova pela fato de que a maioria das protagonistas das novelas são brancas, e em muitas vezes quando alguma negra possui algum papel mais relevante é retratada de forma altamente sexualizada. Recentemente, a produtora Marvel lançou o filme "Pantera Negra", em que a grande maioria dos personagens, inclusive os protagonistas, são negros. Esse tipo de representatividade é muito importante em uma sociedade que os nossos padrões de cultura e beleza são essencialmente eurocêntricos. Apesar de todas as conquistas e direitos que os negros alcançaram até hoje, é fato que existem muitas desigualdades e barreiras invisíveis a serem combatidas.


Portanto, é imperioso que Estado invista , cada vez mais, verbas estatais na educação pública, essas verbas seriam para aumentar a quantidade de professores, de merenda escolar e na melhoria da estrutura física das escolas públicas brasileiras, pois é fato que a maior parte dos alunos de escola pública são alunos negros e de baixa renda e melhorando as oportunidades desses jovens é menos provável que eles se percam para as drogas e para o crime e ,também, possam estar mais preparados para o mercado de trabalho e inseridos na comunidade acadêmica das universidades. Além disso, o Governo Federal deve criar a matéria "Cultura Africana" e implantar na grade curricular das escolas da rede pública e privada de ensino, essa matéria teria como objetivo estudar a cultura africana de forma a gerar mais representatividade com relação a costumes, religião e beleza negra.





Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde