O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Racismo Velado

O racismo implicito na sociedade


Desde os primórdios da colonização portuguesa é retratado as atrocidades que a população negra sofreu e ainda sofre. Atualmente, existem diversas políticas públicas que visam inserir e equiparar o cidadão negro com o restante da sociedade brasileira, mas ainda existe um grande obstáculo a ser superado: o racismo velado.


Na contemporaneidade, o racismo explicito é crime. Contudo, apenas essa lei não é suficiente para diminuir a desigualde social, o racismo velado está presente na maioria da populção, e por ele ser transmitido culturalmente, ele é reproduzido por um viés inconsciente. O viés é um conjunto de esteriótipos sociais, sutis e acidentais que todos os cidadãos mantêm sobre diferentes grupos de pessoas. Sem que perceba, processos neurais e cognitivos tiram conclusões por você, e é ai que entra a discriminação disfarçada.


Ademais, segundo dados levantados pelo Datafolha, mostrou que 90% da população admitiam que ainda existe preconceito de cor no Brasil, mas 96% dos entrevistados se admitiam como não racistas. Ou seja, torna-se evidente que a discriminação não é vista de forma explicita. Isto converte-se no racismo velado: ele existe, mas não é exposto. Como consequência, a busca pela igualdade racial fica ainda mais distante da realidade brasileira.


Portanto, torna-se de suma importância que o governo financie diversas campanhas informátivas em todos os ambientes possiveis, explicando como acontece o racismo velado e incentivando a população a refletir mais sobre suas falas e atitudes cotidiana. Dessarte, aos poucos seja extinto toda forma de racismo e a igualdade seja alcançada.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!