ENTRAR NA PLATAFORMA
Questão 2º Fase Olimpíada Sapientia

Na canção "Panorama Ecológico", Erasmo Carlos e Roberto Carlos, grandes nomes e clássicos da MPB, retratam como a ação do homem tem proporcionado diversos danos ambientais, destacando-se o desmatamento. A ausência de medidas efetivas de preservação é oriunda do desejo humano de consumir além do necessário à sobrevivência. Diante desse cenário, o consumismo e o desmatamento são os principais fatores que ocasionam essa problemática.


Em primeiro lugar, cabe ressaltar, que a produção de bens de consumo para os homens é um dos principais motivos que desencadeia a falta de conservação da fauna e flora. Em seu livro "Vida para o Consumo", o renomado filósofo, Zygmunt Bauman, enfatiza a cerca da ambição do homem pela compra de produtos desenfreadamente e os impactos que o descarte inadequado traz à natureza. Sob essa perspectiva, é possível afirmar que a vontade do ser humano de acumular riquezas e produzir bens de consumo por meio da indústria, em grande parcela, podem ocasionar o desmatamento e a poluição. Desta forma, torna-se necessário que o governo efetive medidas de conservação ambiental.


Outrossim, vale salientar também, que o Brasil possui um dos maiores índices de desmatamento do mundo. De acordo com dados do instituto estadunidense de pesquisa, Global Florest Watch, o Brasil é líder no ranking mundial de desmatamento. Além disso, a área mais afetada no país é a Floresta Amazônica. Nessa perspectiva, pode-se inferir que o interesse das grandes empresas no país vem se tornando prioridade. Entretanto, a qualidade de vida humana tem sido afetada devido o desequilíbrio que é ocasionado ao ecossistema. Logo, o homem, necessita ser mais consciente em suas ações.


Em síntese, medidas são necessárias para atenuar essa problemática. Nessa conjuntura, portanto, o governo por meio de parcerias com as escolas, devem incluir na grade curricular a disciplina de educação ambiental, em consonância, o governo deverá efetivar a legislação ambiental existente no país. O resultado/objetivo dessa ação será reduzir os índices de desmatamento e promover a preservação dos recursos naturais, respeitando os limites da natureza e seu tempo de reposição após extraídos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde