O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Promoção da saúde e do bem-estar

Em 2015, houve uma Cúpula das Nações Unidas em que foi criada uma agenda mundial com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, entre esses, está o ODS 3 focado na saúde e bem estar da população. Isto é, combater doenças como AIDS, reduzir o número de pessoas com doenças cardiovasculares e, também, resolver o grave problema de saúde pública: o vício em álcool, drogas e tabaco. Nesse sentido, essas e muitas outras questões necessitam de solução.
É importante destacar que o Brasil possui um Sistema Unificado de Saúde (SUS) que é referência em todo o mundo, por integras todos os níveis da Federação. Além disso, foram criados Centro de Atenção Psicossocial para atender indivíduos viciados em drogas lícitas e não lícitas, para reintegrá-los na sociedade, porém ainda há muito caminho a ser trilhado. Comprova-se isso pelo fato de que faltam unidades como essas no país e, em certo locais, há carência de estrutura adequada aos pacientes junto com o descaso político em relação à boa administração de verba direcionada para isso.
Nesse cenário, é clara a necessidade de disseminação e descentralização de sistema de saúde público. Pois, o planejamento é desenvolver estratégias de tratamento eficazes, como é o caso da AIDS. Nessa lógica, o Ministério da Saúde divulgou dados do crescimento da doença entre jovens e, ainda mais, em usuários de drogas. Desse modo, com a interligação dos assuntos, é essencial uma preocupação com o sistema que é oferecido aos cidadão, pois muitas dificuldades levam a outras e cabe ao Governo solucioná-las pela base.
Outro ponto a ser destacado são as doenças cardiovasculares por serem a causa principal de óbitos no planeta, segundo a Organização Mundial de Saúde. Com isso, percebe-se que a maioria das vítimas tinham hábitos ruins, como não se exercitarem e terem má alimentação. Ou seja, como são mortes evitáveis, é necessário o incentivo à prática regular de atividade física e consumo de alimentos sem excesso de sal e gordura.
Destarte, o ODS 3 deve ser tratado como um grande passo para a evolução do bem estar dos brasileiros. Nesse âmbito, o Ministério da Saúde, em parceria com ONG's devem divulgar campanhas na mídia sobre porquê ter uma vida saudável e, para os jovens, conscientizá-los sobre a prevenção de doenças. Logo, o Governo deve também ampliar os Centros de apoio às populações-chave. Assim, muitas questões serão melhoradas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!