O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Promoção da saúde e do bem-estar

Em 2012, a ONU, Organização das Nações Unidas, expressou uma grande preocupação com os impactos ambientais, entre outras coisas; essa incentivou a adoção de medidas sustentáveis. Isso resultou em uma Conferência que aconteceu no Rio de Janeiro, a Rio+20. No cenário global está evidente que essa teve uma grande repercussão; assim, medidas foram adotadas por diversos países, entre elas está a redução dos impactos ambientais, combate à pobreza e a melhora do sistema de saúde pública. Entretanto, estas medidas estão progredindo? As nações abdicariam de seus interesses capitalistas se necessário?
Após a Revolução Industrial, a emissão de gases poluentes está crescente; agravando não só o meio ambiente, como também a saúde das pessoas. Porém, já existe uma meta que busca a amenização das emissões desses gases. Em 2015, a ONU trabalhou junto aos governos e a sociedade civil buscando impulsionar o desenvolvimento sustentável e chegar a um acordo sobre as mudanças climáticas. No entanto, o principal poluente são os gases liberados da queima de combustíveis fósseis, ou seja, o petróleo. Em um mundo capitalista, abdicar de um produto que movimenta a economia de vários países não seria fácil.
Além disso, a pobreza ainda é muito comum em diversos países do globo, mas em alguns como, por exemplo, o Haiti este problema está muito agravado. Entretanto, o combate à pobreza está entre um dos oito ODM, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio; esse já registrou progresso na redução da pobreza mundial. Ademais, a saúde pública também está entre um dos oito ODM. Esse faz referência do SUS, Sistema Único de Saúde; o sistema de saúde brasileiro está entre um dos mais abrangentes do planeta, se não o mais. Porém, muitos países ainda se encontram longe deste modelo, visto que nesses, o sistema de saúde pública é muito limitado, assim, a população é incentivada a utilizar o privado.
Entende-se, portanto, que diversos países estão adotando as medidas propostas pela ONU e buscando amenizar os problemas supracitados. Assim, o que poderia ser feito para potencializar os resultados? Em relação à emissão de gases poluentes, os países que mais consomem petróleo poderiam reduzir esse consumo. Isso poderia ser feito optando por outras fontes de energia, renováveis e limpas, reduzindo, assim, a emissão de gases poluentes. Já o combate à pobreza poderia ser impulsionado com a ajuda de outros países mais estáveis. Os EUA e o Brasil são alguns dos países que ajudam o Haiti, porém existe muitos outros países com crises, conflitos e miséria que também poderiam ser alvos dessas ajudas. A situação destes países poderia ser melhorada com investimentos de outras nações na entrada de empresas estrangeiras nestes locais, assim, elevaria a mão de obra, além de desenvolver estas regiões. Ademais, a saúde pública pode ser melhorada pelos governos de cada país. Nestes deveriam ampliar o sistema de saúde pública, isso poderia ser feito através do aumento das verbas direcionadas à saúde pública. Assim, um planeta mais próximo de justo e igualitário seria formado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!