O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Promoção da saúde e do bem-estar

De acordo com a Organização Mundial de Saúde saúde é "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doenças". Pensando assim, entende-se que a garantia de uma vida com saúde e a promoção do bem-estar a todas as pessoas é um dever de todos os governos, seja em âmbito global, seja em âmbito local, isto é, a nível de cada Estado-Nação.
Em âmbito mundial, há o trabalho já realizado pela ONU e suas subentidades como a Organização Mundial de Saúde, a OMS. Em parceria essas entidades, além de outras instituições, lançaram no início do século X X I os Objetivos do Milênio, os quais foram aprimorados, em 2015, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Eles englobam metas como a redução das mortalidades materna e infantil, o combate às doenças infecciosas, como a AIDS; além de ações de promoção de hábitos saudáveis de vida, como a cessação do tabagismo, a redução do consumo de álcool e o combate ao uso de drogas ilícitas; entre outras propostas.
Além das ações no âmbito global, há que se destacar as ações a níveis locais. O SUS, sigla de Sistema Único de Saúde, é um programa do governo brasileiro que atua nas áreas de promoção, prevenção e tratamento em saúde. Diversos programas o contemplam como o Farmácia Popular, a Rede Cegonha, o programa Brasil Sorridente, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os sistemas de informação em saúde, como o SINAN. Destaca-se também o Programa de Saúde da Família (PSF), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e vários outros. Há que se considerar, ainda, outras ações em níveis estadual e municipal como a Rede VIVAVIDA, um programa do governo do Estado de Minas Gerais.
Diante disso, nota-se que para garantir o bem-estar da população, além de uma vida saudável, as ações globais e locais são necessárias. Cabe à ONU, por meio da OMS, fiscalizar a adesão dos países aos acordos internacionais, além da elaboração de planilhas para divulgação dos resultados desses programas. Em nível local, o governo brasileiro poderia desenvolver um sistema que integre as ideias de nível estadual e municipal que possam ser tomadas em âmbito nacional. Assim os objetivos de desenvolvimento sustentável podem ser atingidos, garantindo a saúde de todos os indivíduos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!