O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Prevenção da obesidade no Brasil

" Os refinamentos da cozinha não visam mais a manter a boa saúde das pessoas, mas satisfazer o gosto dos glutões", esse é o treco do livro " História da alimentação" de Jean-Louis Flandrim, o qual explica que a alimentação contemporânea tem apenas o objetivo de satisfazer a fome. Por conseguinte, gerando problemas à saúde, como a obesidade. Dessa forma, é necessário colocar em debate a questão da prevenção da obesidade no Brasil.
Certamente, com o crescimento da urbanização, da flexibilização do tempo de trabalho e estudo, há uma busca por serviços de alimentação rápida, como comidas pré-cozidas e fast-foods, na qual possuem alto teor calórico, consequentemente, aumentando a obesidade. Além disso, a obesidade está relacionada à diversas doenças, por exemplo diabetes e doenças cardiovasculares. Aliás, prova disso, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a obesidade é responsável no Brasil pot 35% das mortes.
Ademais, o surgimento da alimentação rápida em conjunto com a Indústria cultural de massa, que por meio da publicidade massa ( TV e internet) contribui para a transformação da alimentação em mercadoria, que de acordo com Jean-Louis é o fenômeno da " Macdonaldização". Por consequência, provocando na sociedade a obesidade.
Fica claro, portanto, que para prevenir a obesidade no Brasil é necessário que o Governo Federal faça uma conscientização da população sobre a relação da alimentação com a saúde, na qual pode ser feita por campanhas e palestras informativas em escolas e grandes empresas públicas e privadas, que deve ser realizada por agentes capacitados, como professores, médicos e nutricionistas, com a finalidade que a pessoas consumam alimentos saudáveis. Paralelamente, o Estado deve promover, por meio de leis um controle das publicidades que venham prejudicar a saúde da sociedade, que pode ser feito por intermédio de monitoramento, por departamentos especializados. Dessa maneira, ter-se-á uma sociedade sem os problemas da obesidade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!