O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Prevenção da obesidade no Brasil

Desde a pré-história, entende-se que a sociedade se encontra na fase de sedentarismo após descobrirem a agricultura. No entanto, no Brasil, verifica-se que esse costume antigo tenha retornado junto com uma nova cultura de alimentação e consumo, gerando o gritante número de obesos na sociedade, uma vez que não só as novas tecnologias vem nos exigindo menos esforço físico, como também o preconceito continua sendo um obstáculo.
Podemos perceber que a evolução do mundo moderno e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. Segundo o físico Albert Einsten, tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a humanidade. De maneira análoga, é correto afirmar que no Brasil, o crescimento das cidades vem em conjunto com o crescimento de massa, haja vista que segundo o IBGE, um terço das crianças entre cinco a nove anos, está acima do peso.
Entretanto, destaca-se o preconceito como o impulsionador do problema. De acordo com o filósofo Jean-Jacques Rousseau, a natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável. Segundo a linha de pensamento, observa-se que o padrão de beleza da comunidade impede que pessoas acima do peso, recebam o apoio que deveriam ter. Tornando então, fundamental a mudança de valores em sociedade.
Fica evidente, portanto, que medidas devem ser feitas para a solução desse impasse. Destarte o Ministério da Saúde como criador de setores de atividades físicas para todos, promovendo a luta contra a obesidade, assim como o Ministério da Educação (MEC) deve instituir palestras que discutam sobre uma alimentação saudável, a fim de que a sociedade se desprenda de certos tabus em busca de uma igualdade social.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!