O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Preconceito linguístico

O processo de colonização no Brasil favoreceu a chegada de nações estrangeiras, espalhando suas influências em território nacional. Tamanho espaço geográfico costituiu para á dispersão de diversos povos, dando origem a milhares de variações linguísticas e culturais, exemplo do citado por Pedro Doria em seu livro "Enquanto o Brasil Nascia".


Contudo, a concentração populacional nas regiões sul e suldeste, adivindos da alta produção cafeicultora, deram origem as mais variadas classes elitistas, as quais tinham acesso aos melhores recursos educacionais, gerando por coseguinte a repulsa por quaisquer formas de comportamento que não fosse o "correto" estabelecido por ela, exemplo do citado por Marcos Bagno em seu livro "Preconceito Linguístico".


Diante de um padrão imposto por uma elite econômica e intelectual, vê-se a persistência conjuntamente de outros preconceitos muitos presentes na sociedade, os quais são: socioeconômicos, regionais, culturais, racial, homofóbicos e etc.


De fato, tais atos geram por coseguinte a intensificação dos demais preconceitos mencionados, podendo desenvolver problemas de sociabilidade e psicológicos, haja vista a, exclusão de indivíduos que não desfrutaram de uma educação de qualidade, consistindo na criação de um ciclo vicioso, onde os responsáveis pelo lar ao não usufruir de tais oportunidades, faz-se, que, seus decendentes tenha por fim os mesmos caminhos.


Diante do exposto, vale-se, mencionar a importância das escolas ao estarem abordando profundamente o tema, além de ensinar, nas aulas de Português, todas as variantes da língua, despertando a reflexão e o senso crítico, bem como, a, mídia poderia investir em campanhas publicitárias que ajudem na desconstrução do preconceito linguístico, do mesmo modo o Estado como provedor de políticas públicas, deve intensificar a criação de projetos de inclusão nos quais atenderiam toda a populção que não possui condições. Tendo em vista a redução da desigualdade, a integração de grupos minoritarios, afim de que se alcançe a excelencia ao respeito.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!