O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Preconceito linguístico

Na segunda metade do século XX foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU) para assegurar os Direitos Humanos e o bem estar social. Nessa perspectiva, entretanto, o preconceito linguístico representa uma mazela nesses direitos no país hodierno, seja pela marginalização social, seja pelo preconceito exacerbado no senso comum. Dessa forma, convém analisar suas causas e consequências.
Ademais, não só pelo seu contingente populacional como também por sua grande extensão territorial, o Brasil apresenta uma expressiva variação linguística. Nesse sentido, esse fato que é para ser valorizado é, infelizmente, um fator de marginalização social, em vista de um preconceito perante pessoas de baixa escolaridade tidas com um falar errado pelo senso comum por não seguir de forma majoritária a gramática normativa. Tal conjuntura é alarmante, pois além de infringir os Direitos Humanos enaltece a segregação socioespacial por preconceitos.
No entanto, vale salientar que esse preconceito exacerbado pelo senso comum corrobora com a perpetuação da problemática no meio social. Nesse viés, os meios de comunicação ressaltam o fenômeno por propagarem sátiras relacionadas a gírias e aos sotaques, principalmente do interior dos estados e das regiões do norte e nordeste, com piadas preconceituosas que os inferiorizam. Isso é inadmissível, tendo em vista que esse preconceito velado de humor promove a inércia do combate a essa discriminação.
É evidente, portanto, que para um melhor bem estar social de acordo com as diretrizes da ONU o país tem que combater o preconceito linguístico. Desse modo, o Ministério da Educação (MEC) através de uma lei sancionada pelo poder Legislativo, deve implementar obrigatoriamente na Base Nacional Comum Curricular matérias que abordem os benefícios da variação linguística, por meio da capacitação de professores, de modo que desde do ensino fundamental esse fenômeno seja diminuído. Espera-se, com isso, a curto e longo prazo resolver esse imbróglio.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!