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Preconceito linguístico

Com advento da Semana de Arte Moderna,em 1992,artistas trouxeram ideias de um nacionalismo cultural,almejando uma independência do modelo europeu e a valorização da própria especificidades da nação que teve como consequência uma aversão da população diante das inovações propostas.De maneira análoga,observa-se que hoje o preconceito linguístico no país,está também ligada a resistência dos seus habitantes em aceitar sua singularidades e a problemática persiste intrinsecamente ligada a realidade do pais,seja pela intolerância da população,seja pelo mito de uma superioridade linguística no país.
Convém ressaltar,a princípio,que essa aversão do dialeto brasileiro é fator histórico e determinante na manutenção dessa problemática.Isso decorre ainda da colonização do Brasil com a chegada do Marquês de Pombal,no qual outorgou a lei do Diretório dos Índios que proibiu a utilização do idioma indígena na colônia,pois era vista como atrasada e irrelevante para o colonizador,por conseguinte,substituída pela obrigatoriedade do ensino do Português.Lamentavelmente,esse cenário de discriminação ainda é comum no país e pode ser evidenciado,principalmente,na internet com discussões em redes sociais, geradas por indivíduos que utilizam-se de um preconceito velado não aceitando e corrigindo erros gramaticais,muitas vezes,de hostilizando e constrangendo os usuários que não seguem um modelo padrão da escrita.Assim,evidenciando que mesmo com uma variância do vocabulário brasileiro a intolerância existente na sociedade, mostra o apartheid entre aqueles que utilizam-se da norma padrão em detrimento dos que são moldados pelo seu âmbito social.
Do mesmo modo,destaca-se que o mito de uma superioridade linguística é mais um impulsionador desse problema.Consoante o filósofo Auguste Comte,a sociedade é dita como um organismo vivo,ou seja,constituído por partes integradas que devem funcionar de forma harmoniosa para se obter um bem-estar entre sua população,logo esse conceito encontra-se deturpado no Brasil à medida que alguns de seus habitantes elegem uma um vocábulo como superior,haja vista,que é utilizada por pessoas de classes econômicas mais elevadas,segregando outras ditas inferiores não levando em consideração as características e diferenças de cada esfera social.Ademais,um exemplo disso é a caracterização da fala nordestina nas novelas brasileiras,por vezes,representada de forma exagerada pra causar humor,representando de forma preconceituosa e desvalorizando essa cultura.
Diante dos fatos supracitados,faz-se necessário que o Ministério da Educação,em parceria com as escolas,inclua a matéria de ética e cidadania no currículo do ensino fundamental e médio das escolas.Essa aulas terão o objetivo de desconstruir esse preconceito linguístico enraizado no país estimulando a empatia e a aceitação da singularidade de cada fala.Não obstante, através de uma ampla divulgação midiática,que inclua propagandas televisivas e matérias em jornais para criar uma conscientização da sociedade de tal ato que promove a exclusão e desvalorização da pluralidade cultural brasileira.Nesse caminho,as ações iniciadas no presente,serão capazes de modificar o futuro de toda sociedade.
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