O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Preconceito linguístico

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de origem pobre, é fortemente criticado até os dias de hoje pela forma como fala. Lula não teve acesso à educação e sofre, como milhares de outros brasileiros, do preconceito linguístico. Entre os possíveis efeitos, destacam-se a exclusão social e a falta de oportunidades de trabalho. Para que essa realidade mude, é fundamental a união de toda a população, visando uma sociedade mais justa para todos.

Nesse sentido, pode-se afirmar que a exclusão social sofrida por pessoas que fogem à norma culta padrão de fala é exercida, majoritariamente, por cidadãos que tiveram acesso a escolas de qualidade. Sendo assim, o elitismo possui papel crucial na manutenção da exclusão, já que desvios da norma culta, por vezes, são motivos de piada até mesmo em programas de televisão transmitidos em rede nacional. Um exemplo que comprova isso, é o programa Zorra Total, que possui uma personagem nordestina, a qual sempre é alvo de piadas e preconceito devido ao seu sotaque forte.

Ademais, é importante destacar que a falta de empregos é um problema sério, haja vista, que em muitas entrevistas de trabalho o entrevistado já começa "atrás" por não seguir a fala padrão, mantendo-se assim, um ciclo vicioso onde não há emprego e muito menos educação de qualidade a todos. Uma consequência desse cenário é a manutenção da pobreza e do preconceito linguístico enraizado na sociedade, assim, milhares de "Lulas" não têm seu direito básico respeitado.

É evidente, portanto, que medidas são necessárias para a construção de um tecido social mais benéfico para todos. Dessa forma, é papel do Governo Federal distribuir cartilhas de conscientização e implantar em todas as escolas do território nacional palestras ministradas por linguistas experientes capazes de ajudar na desconstrução de pensamentos preconceituosos com a finalidade de diminuir o preconceito exclusão que não falantes da norma culta sofrem diariamente, fornecendo, assim, uma vida mais digna e íntegra.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!