O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Pós-verdade

VERDADE SOCIAL
Com o avanço tecnológico, após a revolução técnico científica, a comunicação tornou-se veloz e abrangente, de forma que uma informação pode chegar ao outro lado do globo em segundos. Diante disso, pode ser observada a saturação de informações, bem como a superficialidade da transmissão de mensagens. Sendo assim, emissores e receptores priorizam quantidade em detrimento de veracidade e embasamento do que foi transmitido. Tal fenômeno é capaz de produzir consequências sociais e políticas, uma vez que os fatos passam a ter caráter duvidoso, ante sua parcialidade em prol de interesses de grupos políticos e da mídia. Por isso, mister se faz a participação da sociedade no combate à massificação da pós verdade, isto é, a banalização da verdade e a busca pela não alienação.
Sob essa perspectiva, é fato que a superposição de informações em curto espaço de tempo gera nos indivíduos confusão no que tange à forma sob a qual a notícia deve ser analisada. A divulgação de notícias, sem embasamento dos fatos, feita pela mídia e pela internet, que, por ser um meio de comunicação acessível e livre, gera muitas informações falsas, produz uma análise superficial e parcial do que foi dito. Por conseguinte, verdades ganham caráter político e a problematização e discussão das notícias ficam no âmbito dos interesses individuais, prejudicando o caráter verídico do que se é transmitido.
Tal comportamento da sociedade pode ser explicado pela necessidade de permanecer na zona de conforto. Dessa forma, defender uma pós verdade é mais seguro do que procurar ouvir as verdades, muitas vezes, inconvenientes. Isso ocorre em todas as esferas, seja social, política ou científica. Assim, o que é bom para a saúde hoje, amanhã pode não ser, tal qual o discurso político, que é visto de forma rasa, sem que haja o interesse fidedigno quanto aos fatos, sendo apenas fiel à percepção individual, quase sempre influenciada pela grande mídia. A consequência da banalização da verdade e alienação da população é a ampliação do discurso de ódio na sociedade, devido à internalização, sem reflexão, acerca do que foi absorvido. Destarte, há a fragmentação em grupos que se negam a dialogar, contribuindo para o caos social.
Portanto, a fim de valorizar a veracidade das informações e diminuir a prática de aceitação da pós verdade, medidas devem ser tomadas. Nesse sentido, podem ser promovidos, pelo Governo Federal, em associação às universidades pública federais e estaduais, debates e palestras com cientistas políticos e sociais em escolas sobre tema relevantes para a sociedade, sem que haja interesse político. Ademais, campanhas sobre a importância do ativismo político e maior participação na fiscalização dos deputados no Congresso Nacional podem ser organizadas por ONGs e pelo Ministério Público, a fim de conscientizar a população. Tais medidas podem propiciar grandes benefícios sociais, uma vez que tendem a diminuir a alienação e contribui, assim, para romper a cognição preguiçosa dos tempos atuais.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!