O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Pós-verdade

 Define-se como Pós verdade como um modelo de manipulação, ou seja, um controle de informações inverídicas com o intuito de produzir notícias falsas. Contudo, há uma diferença de fakes news e pós verdade. Isso é, as fakes news muitas vezes as vítimas não sabem que é uma mentira, já o outro fenômeno, se dá a partir de uma ideia, um pensamento que determinado individuo acredita, que se torna fundamentado a partir  de uma fakes news. Fato esse que leva a sociedade brasileira a uma procura  de viés   de confirmação, trazendo inúmeras consequências.


  Em primeira análise, vale ressaltar do termo ''viés de confirmação'', que é uma busca por uma ''verdade'', ou seja, interpretar, lembrar de informações que afirmem suas crenças. Nessa perspectiva, a pós verdade, pode ser relacionada com o termo, visto que,  ela possui esse intuito, afirmar uma hipótese sem uma real prova. Dessa forma, vale lembar um cartum o qual satiriza a pós verdade, com uma frase do filósofo Rene Descartes ''Penso, logo existo'' foi substituída por ''Acredito, logo estou certo''. Essa substituição traz consigo o real significado do fenômeno, que é uma crença num determinado fato, sem haver as devidas informações coerentes.


  Outrossim,  vale salientar a frase do filósofo  Francis Bacon na qual fala  sobre o poder do conhecimento, o quanto ele pode elevar, ou regredir a sociedade. Sendo assim, os indivíduos nos quais são vítimas da pós verdade, estão suscetíveis a acreditar mais facilmente em fakes news. Um exemplo disso, uma notícia falsa na qual dizia que Donald Trup possuía apoio do Papa Francisco, apesar de haver fontes confiáveis que negassem o fato, membros alienados da sociedade, acreditavam nele. Pois ele estava de acordo com os seus pensamentos, levando todos os membros da sociedade para um paradigma, que sua maneira de pensar está certa, e as outras erradas.


  Logo, percebe-se a necessidade da resolução do dilema da pós verdade no Brasil. Para isso, o Ministério da Educação deve atuar em campanhas televisivas e nas escolas. Por meio dos veículos midiáticos trazendo a explicação  do que é esse modelo, e como ele afeta, e  ou pode afetar a relação dos indivíduos, na sociedade brasileira e como erradica-la . Tal  medida têm por objetivo, a quebra do processo de pós verdade, fazendo os cidadãos acreditem apenas naquilo que é comprovado.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!