O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Pós-verdade

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) cerca de 12 milhões de pessoas divulgam Fake News sobre política. Essa notícia concretiza o fato de que a disseminação de informações falsas é um fato antigo, no entanto, atinge grandes proporções na contemporaneidade, tendo em vista a falta de educação digital , carência de senso crítico além da facilidade de propagação das mentiras nas redes sociais.
Diante dessa perspectiva, Getúlio Vargas implantou a ditadura no Brasil, intitulada Estado Novo, através de um documento forjado pelo general Olympio Mourão Filho noticiando a ocorrência de uma revolução comunista, o que ficou conhecido como Plano Cohen. Houve o amedrontamento da população e a permanência dele no poder. Nesse sentido, observa-se uma falta de educação por parte dos adulteradores da realidade, os quais também praticam atos inconstitucionais, pois violam o direito à informação previsto na Constituição de 1988.
Dentro desse contexto, o livro Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, mostra, de forma metafórica, a alienação dos indivíduos frente ao divulgado pela mídia. A ausência de criticidade em consonância com o comodismo proporcionado por essa "Era Digital" impede a análise referente à veracidade dos fatos recebidos. Essa situação mostra-se demasiadamente presente para os brasileiros, visto que em um estudo, que já foi chamado de Índice de Ignorância, realizado pelo instituto britânico Ipsos Mori, o Brasil está entre os países que menos sabem sobre sua realidade.
Somado a isso, a rapidez e generalização com que são compartilhadas as notícias na internet potencializam esse fenômeno e causam impactos negativos sobre a sociedade, visto que a massificação de informações falsas leva à crença de todos. Até o Ministro da Propaganda no período da Alemanha nazista, Joseph Goebbels, afirmou que "uma mentira dita mil vezes torna-se verdade".
Partindo-se dessas premissas, urge, portanto, que as instituições de ensino aliadas à mídia conscientizem a população acerca da importância da leitura, aprofundamento dos dados recebidos e checagem de fontes confiáveis. Tal processo pode ser realizado com a divulgação de manuais ou anúncios que forneçam instrução às pessoas. Além disso, o governo pode penalizar meios de comunicação que distorcerem os fatos para criar escândalos e aumentar a visibilidade, tendo em vista a nítida diferença entre liberdade de expressão e prática de atos antiéticos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!