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Pós-verdade

Em 1937, foi realizado por Getúlio Vargas o Plano Cohen, o qual fazia referência a uma carta falsa comunista. Esta abordava sobre uma suposta conquista do poder por esse grupo, que, detectou-se, posteriormente, como um meio de manipulação do então presidente do país. Nesse sentido, percebe-se a presença das ''fake news'' desde àquela época como também em outras, e perpetua-se até os dias atuais de modo mais incisivo. Ademais, é importante ressaltar o destaque da ''pós-verdade'' nesse assunto por abordar fatos em que a sociedade constantemente tem aceitado, a partir de crenças. Logo, é imprescindível que se verifique tais fatores e a influência desses, seja em redes sociais ou sites de notícias.
Além disso, no ano de 1808, com a vinda da família real para o Brasil, houve a criação da imprensa e, contribuiu, dessa forma, para a disseminação de notícias por meio de jornais da época. Porém, em decorrência da modernidade - computadores e Internet -, foi possível a transferência rápida de fatos, ao atingirem um número elevado de pessoas. Estas, por sua vez, são alienadas por manchetes de efeito persuasivo, realizados por sites de noticiários, os quais têm dominado sobre o pensamento crítico da sociedade brasileira. Sendo assim, nota-se a preferência ao assentimento do que foi noticiado a busca em obter-se um raciocínio de incredulidade perante os acontecimentos abordados, o que acarreta a "pós-verdade."
Pode-se dizer por exemplo, que assuntos relacionados à política têm se manifestado nessa aspecto, já que a crítica aos partidos reproduz-se em muitos acontecimentos destituídos de argumentos válidos. Por isso, constata-se as diversas divisões políticas e a utilização de meios para criticar opositores e atingi-los de modo ofensivo. Destarte, é perceptível o compartilhamento recorrente, por meio de redes sociais, de informações relacionadas a tais fatos, o que propicia a transmissão desses e o aumento da sua credibilidade devido ao anonimato.
Desse modo, para atenuar os problemas advindos de notícias falsas e do aumento da "pós-verdade", medidas devem ser criadas a fim de minimizar os efeitos. Então, o Governo de modo cooperativo às empresas de difusão midiática, precisa elaborar propagandas e campanhas publicitárias, ao objetivar a criação de frases de impacto ao combate dessas manifestações virtuais. Portanto, para que tais ações sejam concretizadas, esse órgão de poder deve oferecer financiamentos para a projeção dessas expressões de caráter reflexivo. Logo, será necessário o oferecimento de créditos às instituições publicitárias para que estas possam fomentar a idealização do projeto e ajudar na causa elaborada.
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