O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Pós-verdade

Liquidez virtual
O escritor brasileiro Graciliano Ramos, procurava retratar a realidade em suas obras com verossimilhança, ou seja expondo os acontecimentos sociais da época como eles realmente ocorriam. Entretanto, na sociedade do século XXI, crenças pessoais possuem maior valor do que fatos concretos, em meio à pós-verdade, que apresenta-se com alto poder de persuasão sobre os indivíduos. Nesse sentido, o impasse acentua-se na Internet, podendo prejudicar os rumos de uma nação, principalmente na época de eleições.
Criada na década de 1970 pelos soviéticos, a Internet difundiu-se mundialmente em um curto espaço de tempo, possibilitando a revolução técnico-científica informacional e a consolidação da globalização, devido à sua ampla rede de acessos e serviços. Porém, ao agilizar os processos de comunicação, essa ferramenta possibilita que informações sejam acessadas simultaneamente sem que haja uma averiguação de sua veracidade. Desse modo, cria-se um mecanismo de manipulação virtual, onde notícias que aderem ao senso comum são amplamente compartilhadas e passam a ter mais valor que um fato concreto.
Segundo o website "Oglobo", durante as eleições presidenciais norte americanas de 2016, o número de compartilhamentos de notícias falsas, na Internet, superou o de verdadeiras em 15%. Nesse âmbito, verifica-se o quão prejudicial para o rumo de uma nação pode ser a pós-verdade, manipulando-se uma pesquisa eleitoral ou mesmo o discurso de um candidato, denegrindo a imagem do mesmo e moldando a opinião dos cidadãos, geralmente, através de palavras de cunho fático e apelativo. Essa técnica já foi estudada pelo filósofo contemporâneo Zygmunt Baumman, ao descrever o termo Modernidade Líquida, que ressalta "As redes sociais são uma armadilha".
Fica evidente, portanto, que a pós-verdade possui ampla influência sobre as ações dos indivíduos que alteram, inclusive, o caminho de um país. Faz-se necessário, por parte do Estado, em parceria com técnicos de software, a criação de um mecanismo virtual capaz de identificar notícias falsas na Internet, averiguando se a data e o acontecimento retratado estão de acordo com a realidade, com uma gama de alcance nacional, que possa contar com a participação da comunidade denunciando websites suspeitos, para que após a análise sejam retirados de circulação. Além de técnicos de informação e jornalismo continuarem com o processo, promovendo campanhas nas redes sociais, alertando sobre a necessidade de averiguar a fonte das notícias, contribuindo para a redução da disseminação deste impasse.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!