ENTRAR NA PLATAFORMA
Poluição do ar e seus impactos na saúde da população

          Na segunda metade do século XIX, a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra espalhou-se pelos outros países do globo, sobretudo nos países nórdicos. A instalação das indústrias desencadeou o processo de urbanização e as cidades sofreram profundas transformações. Ainda que a Revolução Industrial tenha sido um marco devido aos avanços sociais, científicos e tecnológicos que promovera, também foi nesse período que o homem passou a alertar-se sobre a emissão de poluentes atmosféricos. A poluição do ar é um grave problema debatido até os diais atuais, visto que impacta negativamente na saúde da população, entender suas causas e a forma que reflete na qualidade de vida das pessoas é imprescindível para maior compreensão do tema.


          Há diversas maneiras de emitir gases poluentes. A queima de combustíveis fósseis para produção de energia utilizada em indústrias e pelos automóveis é a principal delas. Outros processos, que parecem ser inofensivos, também são responsáveis pela poluição do ar, como a liberação de gás metano durante o processo digestivo do gado. É indubitável a existência de uma relação entre urbanização e elevados índices de poluição atmosférica. As metrópoles, que em geral possuem grande população absoluta, uma ampla malha de rodovias, inúmeras indústrias e uma sociedade que consome muitos produtos industrializados e serviços, têm seu ar mais poluído do que cidades menores e menos urbanizadas. 


           Ademais, nessas cidades menores, o envelhecimento da população se dá de maneira mais saudável do que nas grandes metrópoles, uma vez que as partículas poluídas do ar podem se adentrar no corpo humano por meio do sistema respiratório, contribuindo para disseminação de doenças, pricipalmente as respiratórias, mas também doenças mais graves como o câncer e, para o agravamento de outras preexistentes, como a asma. Ao afetar a saúde da população, há a diminuição da qualidade de vida ofertada para a mesma. É importante ressaltar que em ambos espaços a poluição é existente e se agrava a cada dia, logo medidas para proteger a saúde da população atual e futura e medidas que proporcionem um desenvolvimento econômico sustentável precisam ser tomadas o quanto antes.


          Portanto, cabe à Organização das Nações Unidas realizar uma reunião com as nações amigas, para firmarem um acordo em que todos os países se comprometam a ajudar na luta para diminuir a emissão de gases poluentes, através da substituição da utilização de combustíveis fósseis para utilização de fontes de energia não poluentes, como a eólica e o biogás. Cada nação terá o livre-arbítrio para elaborar um plano para fazer a substituição. Essa medida terá a finalidade de melhorar a qualidade do ar e consequentemente, da saúde da população, mas sem prejudicar o pleno desenvolvimento da economia.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde