ENTRAR NA PLATAFORMA
Poluição do ar e seus impactos na saúde da população

  Na mitologia grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. Todos os dias Sísifo atingia o topo do rochedo, contudo era vencido pelo cansaço, e assim a pedra retornava à base. Hodiernamente, esse mito assemelha-se à luta contra os impactos da poluição do ar na saúde. Isso ocorre devido à omissão do Estado, juntamente com uma sociedade alienada. Nesse sentido, subterfúgios precisam ser encontrados para reverter o quadro atual.


  Mormente, é notório que há um enorme descaso do governo em relação à poluição do ar, tendo em vista que esse afeta a saúde da população. De acordo com o filósofo Karl Marx, o lucro é, sobretudo, ditador das regras morais e decisivo na escolha das técnicas publicitárias. Desse modo, vê-se que a falta de ações do governo é explicada pelo interesse no capital, uma vez que as industrias ajudam a econômia do Brasil, mesmo causando um alarmante impacto na saúde da população. Outro fator que impede o governo de posicionar-se é que a energia dito limpa, tem um alto custo de produção. Entretanto os impactos à saude vem aumentando cada vez mais, causando problemas respiratórios e, muitas vezes, mortes.


  Outrossim, a população brasileira, devido a alienação, não altera suas ações, apesar de saber da atual situação de poluição do ar. Tal fato assemelha-se ao conceito de "Habitus" formulado por Pierre Bourdie, em que o sociólogo afirma a incorporação de uma determinada estrututa social pelo indivíduos, influindo em seu modo de sentir, pensar e agir de tal forma que se inclinam a confirma-la e reproduzi-la, mesmo que, nem sempre, conscientemente. Sendo assim, nota-se que os brasileiros ignoram diversas alternativas ecológicas, que não prejudicariam sua saude, devido a um fato cultural. Todovia a mudança deve ocorrer rapidamente, antes que poluição do ar se torne um problema maior do que já é, e afete a saude em larga escala.


  Tendo em vista estes argumentos, medidas devem ser tomadas para combater a poluição do ar e seus impactos à saude. Destarte, o Estado deve obrigar as industrias à reduzirem a taxa de emissão de gases prejudiciais à saude. Essa ação deve ocorrer por meio de investimentos em energia sustentável. Um detalhe importante é o auxílio da população, que deve buscar usar um meio de transporte ecológico, como a bicicleta. Nesse viés haverá uma redução da poluição e consequentemente uma melhora da saude da população.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde