ENTRAR NA PLATAFORMA
Poluição do ar e seus impactos na saúde da população

Para organização mundial da saúde no ano de 2018, "a falta de um controle mais efetivo na poluição do ar provoca a morte de 7 milhões de pessoas em todo o mundo e 51 mil apenas no Brasil". Ao fazer análise da sociedade busca-se descobrir as causas e quais as consequências que impactam na vida cotidiana da população, visto que desde a metade do século xx a poluição atmosférica tem se intensificado principalmente por crescimento de indústrias e carros. 


Em primeiro plano, urge ressaltar que poluição pode ser definida como uma atitude que degrada o meio ambiente, afetando as características físicas ou químicas de um determinado ecossistema, segundo a OMS. Contudo, as grandes cidades são as principais causadoras de poluição, pois produzem gases poluentes dentre eles o dióxido de carbono. Além disso, a utilização de carros tornou-se inevitável no mundo moderno, aumentando o fluxo de emissão de gases derivados de petróleo.


Por outro lado, a poluição atmosférica afeta não só o ecossistema, mas também a saúde da população. Por consequência disso, a poluição ocasiona doenças respiratórias como: bronquite, rinite e asma.Logo, terão tratamentos médicos regularmente. Na avaliação do técnico da divisão do meio ambiente- centro de vigilância sanitária (cvs) Vital Ribeiro Filho “uma em cada nove mortes, no mundo, tem em sua gênese a poluição do ar, sendo que 91% das pessoas estão expostas a níveis superiores estabelecidos pela OMS”.


Dado o exposto, é mister uma ação mais organizada do Estado. Desse modo, a parceria entre o centro de vigilância sanitária e o ministério do meio ambiente deve promover instalações de sistemas de controles para emissão de gases nas indústrias e ampliar a geração de energia através de fontes limpas e puras. É dever da comunidade diminuir o uso de combustíveis fosseis e utilizar transportes públicos ou bicicletas, por meio de verbas que já são adquiridas pelos impostos e conscientização por propagandas midiáticas. Espera-se com isso diminuir a poluição e doenças respiratórias, promovendo saúde e bem-estar a população.


 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde