ENTRAR NA PLATAFORMA
Poluição do ar e seus impactos na saúde da população

Desde o Iluminismo nós sabemos – ou deveríamos saber – que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa a poluição no ar e os impactos que essa tem causado na saúde da população brasileira, é visto que os ideais iluministas não são colocados efetivamente em prática. Importantes passos já foram dados na tentativa de reverter esse quadro. Nesse sentido, convém analisar essa problemática mais a fundo e propor algo que a amenize.


Em uma primeira abordagem, é importante destacar que o processo de globalização trouxe consigo um sério problema, que contribuiu fortemente para a poluição do ar. Ao analisar essa dinâmica, o historiador Nicolau Sevcenko a comparou com uma montanha russa – mais especificamente com o loop de uma – a qual deixa o sujeito desorientado e a busca de algo. Em muitos casos, essa busca se traduz no consumo, como por exemplo o de veículos. Lamentavelmente, o aumento de automóveis contribui significativamente para a ampliação da poluição, e traz severas consequências para a população.


Em uma segunda abordagem, essa poluição produzida, é responsável por doenças como o câncer de pulmão. Ademais, isso mostra a necessidade de reconhecer e reverter essa problemática. Visando isso, em 2015 foi lançada a Agenda 2030, que em um dos seus objetivos coloca como pauta o consumo consciente e, consequentemente, a redução de poluentes no ar atmosférico. Nesse contexto, essas atitudes deixam explicito a preocupação de certas organizações, cabendo a população reconhecer esse impasse e combate-lo também.


Afim de amenizar esse problema, torna-se necessária a ação de certo agente social. O Ministério da Educação, portanto, deve promover palestras nas escolas – já que essa é a máquina socializadora do Estado – com a participação de biólogos especializados em meio ambiente, e por meio de atividades lúdicas, as quais possuem imenso poder transformador,  estimular o consumo consciente, principalmente o de veículos, e o combate aos altos níveis de poluentes no ar. Espera-se com isso, a redução da poluição e das doenças causadas por ela assim como a efetiva prática dos ideais iluministas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde