ENTRAR NA PLATAFORMA
Poluição do ar e seus impactos na saúde da população

 


    Segundo o filósofo alemão Karl Marx, os seres humanos e a natureza se encontram numa relação de reciprocidade, conforme descreve nos Manuscritos econômico-filosófico de 1844: O ser humano vive da natureza significa que a natureza é seu corpo, com o qual precisa estar em processo contínuo para não morrer. Contemporaneamente, a sociedade vem sofrendo com os impactos de anos de exploração displicente na natureza, como a poluição do ar e o aumento de enfermidades respiratórias.


    A qualidade do ar diminui periodicamente, principalmente, em grandes metrópoles, caracterizada pela aglomeração de pessoas, gerando vários resíduos que refletem diretamente na poluição atmosférica. Uma série de gases tóxicos são respirados pela população urbana, repercutindo no aumento de enfermidades repiratórias, como a ocorrência de alergias, infecções e, em casos mais graves,cânceres. Além disso, muitas cidades sofrem com episódios de chuvas ácidas, ilhas de calor e o aumento da temperatura.


  Em decorrência do notável impacto causado por atividades antrópicas, em 1997 os países integrantes da Organização das Nações Unidas(ONU), assinaram o Protocolo de Kyoto, em que as nações se comprometem a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa. No entanto, as ambições capitalistas de muitos países são um empecilho, à medida que o lucro se torna mais importante do que a proteção do meio ambiente e do próprio ser humano.


   Portanto, em razão das proporções que a poluição do ar está tomando, é imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente, revise e aumente o controle e a fiscalização ambiental, incentivando o uso de catalizadores automotivos, filtros nas indústrias, tratamento de resíduos, somado ao uso de transportes alternativos. Além disso, é importante conscientizar a sociedade,mostrando os impactos das ações humanas no meio ambiente, utilizando a mídia como meio de propagação. Dessa forma, o ser humano alcançará uma relação de reciprocidade com a natureza.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde