ENTRAR NA PLATAFORMA
Poluição do ar e seus impactos na saúde da população

A partir do governo de Getúlio Vargas, o Brasil começou a se industrializar de forma muito rápida, trazendo diversos benefícios ao país. Entretanto, esse processo gerou impactos negativos ao meio ambiente, sobretudo, à qualidade do ar no país. Nesse contexto, é necessário analisar como o descaso da população e do governo estão ligados ao problema, diminuindo, assim, a expectativa de vida da população.


Em primeiro lugar, vale ressaltar que o descaso da população e do governo é o principal responsável pelo aumento da poluição do ar no país. Sobre essa premissa, os filósofos Adorno e Horkheimer defendem, no livro Dialética do Esclarecimento, que, desde a antiguidade, o homem possui um caráter totalitário frente à natureza, buscando apenas seus interesses e seu bem-estar. Desse modo, não há uma reflexão a respeito de como seu modo de vida pode trazer prejuízos ao meio ambiente e à própria população. Esse fato fica evidente ao se analisar o crescimento exponencial de indústrias e a desvalorização de transportes públicos.


Ademais, devido ao aumento da poluição do ar, a expectativa de vida dos habitantes das metrópoles decresce consideravelmente. A esse respeito, cientistas da Universidade de Queen Mary explicam que a exposição a gases tóxicos, como dióxido de carbono e metano, acontece antes mesmo da criança nascer, através da placenta. Por conseguinte, a qualidade de vida da população fica comprometiva, uma vez que doenças respiratórias já fazem parte do cenário brasileiro atual.


Fica claro, portanto, que medidas devem ser tomadas para atenuar o problema. O Governo Federal, na forma do Ministério do Meio Ambiente, deve exigir das indústrias - principalmente as termoelétricas - o uso de filtros nas chaminés. Tal providência deve ser fiscalizada por grupos de engenheiros ambientais e, em casos de não cumprimento, deve-se aplicar multas mensais, a fim de incentivar um progresso industrial sustentável. Com isso, o caráter descrito pelos filósofos de Frankfurt deixará de ser realidade no país.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde