ENTRAR NA PLATAFORMA
Poluição do ar e seus impactos na saúde da população

   Ao afirmar, "Se queres prever o futuro, estuda o passado", o filósofo chinês Confúcio faz, de certa maneira, uma comparação entre o futuro e o passado. De fato, ele estava correto, pois a poluição do ar impactar na saúde não é um problema atual. Desde a primeira Revolução Industrial, com a introdução das máquinas a vapor, a qualidade do ar que as pessoas respiram está sendo prejudicada. Este cenário, na hodiernidade, é acelerado em função de alguns fatores na sociedade brasileira como: falta de educação de grande parcela dos brasileiros no trato com meio ambiente, e falta de fiscalização do governo nos processos produtivos das grandes indústrias danosos ao ar que respiramos.


  Em primeiro lugar, é fulcral pontuar que a maneira agir de cada indivíduo contribui para qualidade do ar como um todo. Assim, se torna necessário mencionar os muitos "cidadãos" que corroboram no aumento das doenças respirátórias devido a falta de educação com o meio ambiente. Estes ao utilizarem queimadas para limpar terrenos elevam a concentração de carbono no ar e outras partículas negras mais finas que chegam até os pulmões, de acordo Sociedade Respiratória Europeia. Deste modo, educação tem de ser prioridade se uma nação quer crescer em todos aspectos, " Educação nunca foi gasto, e sim investimento com retorno garantido", Sir Arthur Lewis.


   Ademais, é imperativo resaltar a importâcia do governo para combater a poluição do ar, e por consequência diminiur problemas de saúde relacionados este. De acordo com OMS(Organização Mundial da Saúde) a falta de controle dos meios que poluem, derivaram no Brasil, 51 mil mortes em um ano. Urge como necéssario a fiscalização efetiva pelo orgão governamentais nas indústrias, tomando como exemplo tragédia de Brumadinho, que o rompimento de uma barragem, matou inúmeras pessoas e prejudicou como um todo aqule ecossistema. Muitas pessoas que vivem nas redondezas tiveram a qualidade do ar piorada, devido a esse rompimento de minério de ferro.


   Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com intuito de mitigar a poluição do ar atmosférico, é importante que o Tribunal de Contas União direcione capital que, por intermédio do MEC(Ministério da Educação), será revertida em um programa educacional, através de palestras nas escolas, que consistam em conscientizar sobre atitudes que prejudicam meio ambiente e torne os cidadãos capazes de conviver com harmonia e paz na vida moderna.


 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde