ENTRAR NA PLATAFORMA
Poluição do ar e seus impactos na saúde da população

A preocupação com o meio ambiente é uma iniciativa muito presente nos dias atuais, um exemplo, é a ativista Greta Thumberg, que com 16 anos participou de um evento realizado pela ONU, juntamente de outros 29 jovens em prol da questão global climática. Essa visão, embora correta, não é efetivada no hodierno cenário global, sobretudo no Brasil, posto que se tornou frequentemente a poluição do ar gerar impactos na saúde dos brasileiros. Isso ocorre, principalmente por negligência do Estado nas fiscalizações e gestão, agravando a saúde pública. Assim, hão de ser analisadas tais fatores, a fim de que possam ser liquidados de maneira efetiva.


É indubitável que, a falta de gestão publica é caracterizado como um propulsor da poluição no Brasil, principalmente do ar. A emissão de gases poluentes como monóxido de carbono (CO), dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NOx), emitidos por grandes indústrias, são um dos fatores para o agravamento das condições alteradas do ar atmosférico. Um outro fator para esse agravamento, é o elevado número de automóveis circulando pelos centros urbanos, muitos movidos pela queima de derivados do petróleo. Analogicamente, é possível perceber que sem o controle de fiscalização das empresas e um método eficaz de transporte, o ar tenderá a aumentar as taxas de gases poluentes em seus componentes.


Consequentemente, a qualidade de vida dos brasileiros ficará comprometida. A poluição do ar, pode gerar impactos significativos para os seres humanos. Um deles é a contribuição para o aquecimento global, relacionado com a intensificação do efeito estufa. Outro fator, é a inalação do gás CO, que possui maior afinidade com a hemoglobina, impedindo o transporte de O2 pelo sangue, afetando então o processo de respiração celular realizado pela mitocôndria, levando a morte celular por falta de ATP. Sendo assim, muito prejudicial a elevada taxa de gases poluentes na atmosfera, afetando em longo prazo com o aquecimento global e em curto prazo, como problemas respiratórios na população.


Contudo, medidas são necessárias para solucionar o problema. Urge, que o Estado intensifique a fiscalização das indústrias por meio de centrais de medição de gases poluentes, os quais terão um valor de tolerância, sendo multadas e corrigidos as indústrias que ultrapassarem os limites. Faz também necessário, que a secretaria de transportes urbanos das grandes cidades, realize um plano de melhorias nesse setor, a fim de diminuir os veículos, implicando na diminuição dos gases emitidos pela queima do petróleo. Somente assim, haverá um enfraquecimento na emissão dos gases poluentes melhorando a qualidade de vidas dos brasileiros.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde