ENTRAR NA PLATAFORMA
Poluição do ar e seus impactos na saúde da população

 Segundo René Descartes "Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis". A realidade brasileira não é diferente desde a época em que viveu o filósofo francês, pois questões como a poluição ambiental ainda é considerada uma problemática difícil de ser solucionada, tendo em vista a poluição dos transportes e um Estado que não cumpre a fiscalização das leis ambientais, corroboram como obstáculo social.


Em primeiro plano, a poluição atmosferica dos transportes é o príncipal respónsavel pela contribuição da emissão de gases poluidores na atmosfera. No final de maio de 2018, a greve dos caminhoneiros ajudou a ilustrar como a qualidade do ar é afetada pelos transportes. De acordo com Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina da USP, houve uma redução de 50% na poluição do ar em São Paulo durante o sétimo dia de paralisação. Dessa forma, com a dispersão irresponsável desses gases, ocasiona diversas doenças respiratórias e pulmonares na população.


Além disso, o descaso do governo com as leis ambientais e a não fiscalização perpetuam, assim, com um falso sentimento de impunidade. Como visto em 2019, o aumento das queimadas na Amazônia ficou em torno de 82%, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e o efeito nos arredores foi alarmante: a fumaça espalhou-se rapidamente e os moradores tiveram que deixar suas casas devido ao risco de asfixia por contato com o monóxido de carbono.


Portanto, fica evidente que medidas precisam ser tomadas para mitigar esse caso de saúde pública. O Estado deve implementar um nível aceitável de poluição nos ambientes urbanos, com penalizações ainda mais severas a quem não cumprir o estipulado e uma fiscalização competente para mapear e identificar os índices de poluição principalmente nos locais de risco. Ademais, o governo e empresas devem investir em reflorestamento de áreas degradadas, contribuindo para o restabelecimento da flora imprescindível para o equilíbrio dos ecossistemas, reduzindo o índice de poluição do ar. Assim, os problemas considerados difíceis de serem solucionados, poderão tornar-se fáceis, desde que se tenha medidas para iniciar as mudanças.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde