ENTRAR NA PLATAFORMA
Poluição do ar e seus impactos na saúde da população

          Existe um fenômeno atmosférico chamado "inversão térmica", onde normalmente haveria um deslocamento ciclíco do ar quente para cima e do ar frio para baixo, mas quando há baixas temperaturas junto com uma forte frente fria, esse ar frio que é mais denso pode acabar retendo poluentes na camada atmosférica onde se há vida. Em 1952, em Londres, conhecido como O Grande Nevoeiro, um evento similar de 4 dias de ocorrência, levou a muitas mortes por problemas respiratórios advindo dos produtos da queima de combustíveis fósseis que ficaram presos na atmosfera por causa da inversão, evidenciando o quão mortal pode ser um ambiente poluído. Sendo assim muitos problemas causam um ambiente poluído, como a queima de combustíveis fósseis e um mau planejamento urbano.


          Desse modo, há de se observar o impacto que a revolução industrial trouxe para a atualidade. No século XVIII, com a necessidade de aperfeiçoar a produtividade, houve uma transformação nos meios de produção da Inglaterra, com a vinda de maquinários, que fazia o trabalho de 10 homens ou mais a partir da queima do carvão. Consequentemente, com o passar do tempo essas técnicas e invenções foram difundidas e estabelecidas pelo mundo, fazendo com que a humanidade torna-se dependente, não só mais do carvão, como do petróleo e do gás natural, também combustíveis fósseis. Logo, por ser algo sempre presente no dia a dia, a liberação do dióxido de carbono(CO2) afetando o efeito estufa e a temperatura  global, tanto o dióxido de enxofre(SO2) componente necessário para chuvas ácidas, são extremamente prejudiciais para o ser humano.


          Ademais, não é somente culpa das indústrias, mas também dos governos que não planejam corretamente as cidades causando diversos problemas. Assim como Londres possui seus problemas, São Paulo também os tem. As dificuldades enfrentadas hoje devem-se aos planejadores da cidade há alguns anos, onde eles não previram o quão grande ela se tornaria. Tais problemas levaram a um transporte público deficiente, que consequentemente leva ao problema de um contingente de pessoas com seus próprios carros causando tráfegos de quilometros, além da concentração de industriais inicialmente quando vieram para o Brasil. Logo, por ter muitos carros e indústrias, há a queima de uma grande quantidade de combustíveis fosséis, sendo um problema comum em centros urbanos, podendo acarretar em casos extremos pneumonia e câncer de pulmão.


          Dessa forma, sendo esses problemas decorrentes nas vidas das pessoas, espera-se um grande impacto na saúde delas, e quanto mais impacto essas doenças resultantes da poluição causam, mais em evidência ficam esses problemas. Portanto, cabe às organizações internacionais do meio ambiente, por meio de cobranças, cobrar a substituição desses combustíveis, usando outros meios, como os biocombustíveis iguais ao etanol, diminuindo a incidência desses gases na atmosfera, e levando a uma melhora na vida das pessoas no futuro. Assim, mesmo que a humanidade seja dependente desses combustíveis, ela está trabalhando para encontrar outros meios de evoluir.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde