ENTRAR NA PLATAFORMA
Poluição do ar e seus impactos na saúde da população

Desde meados do século XVIII, com o advento da primeira Revolução Industrial, deu-se início ao agravamento da poluição do ar, por conta do uso de carvão para mover as máquinas e a consequente emissão de gases tóxicos. O constante contato com esses poluentes traz impactos negativos na saúde da população. Nesse sentido, é conveniente analisar as principais consequências daquela nos indivíduos.


Em uma primeira abordagem, é valido reconhecer que a poluição do ar é um mal que necessita de amenização. Nesse contexto, pode-se citar a Conferência de Estocolmo, em 1972, em que foram discutidos temas, como a poluição do ar, pois essa já representava um risco para a saúde da população. Dessa forma, a emissão desenfreada desses gases tóxicos causa e agrava doenças respiratórias, como a pneumonia e bronquite, que pode levar o indivíduo a óbito por asfixia. Com isso, em algumas regiões do Brasil, como a cidade de São Paulo, o uso de máscaras já é uma realidade.


Além do mais, é necessário ressaltar que a vivência constante em áreas industrializadas causa um problema de saúde grave: o câncer. Segundos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, houve 7 milhões de mortes prematuras em decorrência da poluição atmosférica, a maior parte delas por câncer de pulmão. Dessa maneira, a incidência a longo prazo traz prejuízos irreparáveis na sociedade. Nesse sentido, aquela deve ser vista como um grande desafio que necessita de ações para que seus índices possam ser diminuídos.


Portanto, como medida ampla, o Governo Federal deve criar programas de rastreamento dos maiores poluidores, de modo a localizar as principais incidências, para notificar as empresas responsáveis para diminuir as emissões, em caso de descumprimento, a via seria a aplicação de multas. Além disso, como ação específica é preciso implantar, nas escolas, mais especificamente nas matérias de ciências e biologia, a educação ambiental e como prática a plantação de árvores, uma importante ferramenta de redução de poluição. Dessa forma, com a contribuição de todos, o mundo se tornaria um melhor lugar para se viver.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde