O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Pobreza no Brasil

Tema escolhido: Pobreza no Brasil

Tipo de redação: Enem

É possível afirmar que a pobreza se mantém, ainda, na região Nordeste do Brasil. Isso se evidencia não só por questões climáticas desfavoráveis mas também pelo avanço da tecnologia que promoveu a revolução verde.
Pode-se notar, que a localização é um fator prejudicial para o desenvolvimento desse local, tendo em vista ser uma área que recebe poucas influências das massas de ar úmidas e frias provenientes do Sudeste. Não formando, portanto, as chuvas. Afetando, dessa forma, não só a economia que é pautada na agropecuária como também a saúde do povo, pois o pouco de água que tem é inapropriada para o consumo. Diante disso, o governo deve se impor e desenvolver medida para suprir essa necessidade hídrica, uma vez que afeta tanto o desenvolvimento econômico do Nordeste quanto a saúde dos populares.
Outrossim, a revolução verde provocou tanto aspectos positivos quanto negativos. Se por um lado aumentou a produção agrícola; por outro promoveu um desemprego em massa. Segundo o portal G1, produtores buscam mecanização para substituir a mão de obra no campo. A partir da metade do século XX, o Brasil presenciou um grande desemprego estrutural, graças à implantação da tecnologia no campo. O nordestino foi diretamente afetado, visto que sua produção se dava em pequenas terras e o seu trabalho não era especializado sendo, facilmente, substituído pelas máquinas. Sendo assim, deve haver um maior interesse da população em buscar especializações, porque a tecnologia, atualmente, seleciona os empregados.
Com isso, a dificuldade econômica presenciada, ainda hoje, no Nordeste se deve às questões climáticas e aos legados históricos. A atuação do ministério público, para garantir o desenvolvimento desse povo, seria de grande importância, tal atuação poderia visar a implementação de cisternas, incentivo à agricultura adaptada ao clima da região, intensificação das infraestruturas, principalmente, no transporte. A mídia, por sua vez, poderia realizar campanhas em prol de mostrar a situação real do povo nordestino, para que dessa forma, a informação chegue aos órgãos competentes. Convém ainda lembrar, que a busca pelo conhecimento vem do homem, a população, portanto, deve buscar a sua capacitação e estar pronta para as exigências do mercado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!