O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Pobreza no Brasil

A série "Atlanta" acompanha a vida de Earnest, um homem que vive em uma unidade de auto armazenamento e que tenta lidar constantemente com os empecilhos da sua condição de pobreza. Fora da ficção, esta é a realidade de milhões de brasileiros, os quais são obrigados a aturar um sistema que não os beneficia. Logo, faz-se necessária a análise do modelo capitalista de produção e da inobservância governamental, a fim de mitigar este entrave.


Em primeira instância, é imperioso comentar sobre o sistema capitalista. Em seu livro "O Capital", o sociólogo Karl Marx faz uma análise crítica do capitalismo, expondo como o sistema valoriza a acumulação monetária em detrimento do bem-estar dos trabalhadores. Nesse prisma, é lícito afirmar que o modelo capitalista atual é um dos principais fatores para a pobreza no Brasil, visto que a prática do acúmulo de capitais gera uma concentração de renda nas mãos da elite, o que impede a população pobre de ascender de sua população.


Ademais, é importante ressaltar que a inobservância estatal é um grande fator que perpetua a pobreza. Práticas como a recente fusão do Ministério do Desenvolvimento Social com o Ministério da Cidadania diminuem a fiscalização e efetividade no funcionamento de programas sociais como o Bolsa Família — o qual garante renda direcionada à famílias pobres — que apesar de ser uma grande ajuda para famílias necessitadas, não garante o fim desta problemática no país.


Tendo em vista os fatos supracitados, é necessária a solução deste problema. Para isso, o ministério da economia, através do auxílio estatal, deve criar políticas públicas que garantam empregos para a população — principalmente em áreas mais segregadas, como favelas, devido à alta taxa de desemprego nessas localidades — para assim, garantir uma maior renda aos necessitados. Concomitantemente, as sociedades civis organizadas devem, através de protestos, preconizar o poder executivo a propor novos programas sociais de ajuda aos pobres, de modo a garantir benefícios necessários para a população pobre.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!