O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Pobreza no Brasil

   "O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a ele". Essa afirmação da filósofa existencialista Simone de Beauvoir pode servir de metáfora quando se trata de pobreza no País, uma vez que, por mais escandalosa que essa situação seja, poucos são os esforços destinados a resolve-lá. Diante disso, individualmente, tal conjuntura advém tanto da negligência Estatal, quanto da desigualdade social. 


        Mormente, convém ressaltar que tal problemática deve-se a falhas na questão legal e sua aplicação, haja vista que, conquanto a Constituição Federal de 1988 - norma de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro - assegure a erradicação da pobreza a impunidade no País ratifica o contrário. Essa conjuntura, de acordo com as ideias do contratualista John Locke configura uma violação no "Contrato Social" , já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos gozem de direitos imprescindíveis. Assim, atitudes discriminatórias contra essa minoria distantes dos convencionais continuam a ocorrer hordiernamente. 


     Em segunda análise, é necessário citar que as pessoas devem ser tratados do mesmo modo sem distinção de cor, raça, ou sexo. Contudo, a desigualdade social implica no sistema que provoca a distinção de pessoas em virtude da sua classe social, de forma que as oprime em decorrência de características inerentes a coletividade. Esse cenário é exemplificado pelo filme "O Expresso do Amanhã" em que a ficção retrata um futuro apocalíptico, que faz alusão da pirâmide social, com um número restrito de pessoas no topo. Logo, devemos mudar a realidade dos indivíduos com baixa ou quase nenhuma renda, a fim de combater as consequências retratadas. 


        Em suma, faz-se importante a criação de uma medida capaz de conter o avanço da inópia na sociedade. Por isso, a fim de solucionar o descuido do jugo e a assimetria, é preciso que o Estado - dadas as suas obrigações referentes ao enfrentamento de óbices com vistas a garantir o bem estar populacional - crie um programa de rendas sustentáveis para os menos favorecidos. Essa ação deverá ser realizada por meio de uma parceria com o Governo Federal. Dessa forma, poder-se- á esperar uma sociedade livre dos impasses gerados e um Brasil em progresso. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!