O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Pobreza no Brasil

O livro Quarto de Despejo – Diário de uma favelada, escrito por Carolina Maria de Jesus narra o cotidiano triste e cruel, em um contexto de extrema pobreza, miséria e fome, da vida na favela. É fato que tal realidade persiste no cenário brasileiro, no qual famílias vivem de modo desigual socialmente e economicamente. Diante dessa problemática, é fundamental analisar as razões e consequências da pobreza no Brasil.


Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a busca por melhores condições de vida na cidade aliada à concentração fundiária têm aumentado o êxodo rural. Infelizmente, ao chegarem nas cidades, os indivíduos esbarram em indústrias repletas de tecnologias que não necessitam serem manipulados por humanos. Essa conjuntura é análoga ao pensamento do sociólogo Pierri Levy, o qual enfatiza que toda tecnologia cria seus excluídos, e com esses não foi diferente. Em meio a isso, torna-se preocupante os impactos negativos causados a esses indivíduos e à sociedade.


Diante das situações supracitadas, é necessário salientar que o crescimento urbano acelerado e o desemprego estrutural implica condições de vida precárias nas cidades. A exemplo disso, a segregação socioespacial dificulta o acesso aos serviços básicos, como educação de qualidade, e saúde, emergindo, assim, inúmeras doenças epidêmicas. . Ademais, a falta de renda fixa acarreta insuficiência de alimentos e a fome, de acordo com os relatos do livro de Carolina de Jesus que exemplifica tal condição desumana. Uma vez que a pobreza é considerada um grave problema público, é necessário providenciar medidas efetivas para atenuar essa triste realidade.


Portanto, cabe ao Governo em conjunto com grandes empresas criarem postos de trabalhos, principalmente àqueles oriundos do campo, com o intuito de diminuir o desemprego, marginalização dos sujeitos e o grave problema da fome em grandes centros urbanos. Aos que vivem em locais precários, compete as prefeituras locais disponibilizar acesso e instalação próxima de serviços de saúde e educação, a fim de garantir tratamento humano e equidade a todos os brasileiros. e minimizar os lastimáveis impactos socias da pobreza.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!