O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Pobreza no Brasil

Promulgada pela ONU em 1948, a Adeclaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito ao bem-estar social. Contudo, o grande número de pessoas na faxa da pobreza impossibilita que os mesmos desfrutem desse direito na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade mais justa e igualitária seja alcançada.



A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Atualmente, o Brasil é a nona economia mundial, seria racional que tivéssemos um sistema de ensino público de eficiente. Conquanto, a realidade é justamente o posto e o resultado desse contraste é claramente refletido na permanência de grande parcela da população brasileira na extrema pobreza. Segundo dados do Banco Mundial, cerca de 50 milhões de brasileiros vivem na linha da pobreza com renda familiar de menos de R$ 387, 07 por mês. Diante do exposto, é inaceitável que o Estado não forneça uma educação de qualidade, pois a mesma algo determinante para desenvolvimento pessoal do indivíduo e também para melhoria de sua renda.




Faz-se mister, ainda, salientar que a falta de um política social de melhoramento econômico para as pessoas de menor renda como impressionador do grande índice de pobreza no Brasil. De acordo com Sygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a faceta da "modernidade líquida" vivida no século XXI. Diante de tal contexto, é inaceitável que não haja da parte do Governo Federal um programa socioeconômico que vise realmente a saída das pessoas da linha da estrema pobreza.




Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visa à construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o Ministério da Educação, o MEC, promova o aperfeiçoamento do sistema educacional brasileiro, por meio do exemplo de país desenvolvidos (como a Dinamaca que se tornara o país com o terceiro melhor sistema educacional do mundo nos últimos anos) pesquisas na área e debate que envolvam especialistas no assunto, tendo como objetivo o desenvolvimento educacional e pessoal dos indivíduos de menor renda. Dessa forma, o Brasil poderia superar a questão da extrema pobrezatema pobreza.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!